Marco Gomes

empreendedor dedicado, nerd veterano, interneteiro profissional, parkouzeiro amador, cristão aprendiz, fotógrafo iniciante, noivo ansioso.

8P o novo serviço "mais que fotolog" da Globo.com

Data de publicação: 2006-10-07

Como sempre a Globo.com está arrebentando, o Globo Media Center foi inovador, o G1 é um portal magnífico, agora vem o 8P com essa proposta totalmente nova para serviços nacionais: com ênfase nas características da Web 2.0 de colaboração, grupos de contatos, círculos sociais e conteúdo gerado pelos usuários, o novo serviço de fotolog mistura características boas do Flickr, Fotolog.net, orkut e cria um produto novo, principalmente novo no Brasil.

O serviço, que só permite o cadastro com convites, manda bem desde sua apresentação, com uma aproximação muito maior dos usuários o serviço tem até easter egg =)

Pode-se notar a influência da metodologia Getting Real, com filosofia bem defninida, blog do projeto, faq, aproximação com os usuários, lance antes e melhore constantemente.

Características curiosas:

Como nem tudo é perfeito, por algum motivo a aplicação de upload de fotos é em Flash 8, sendo usuário de Ubuntu Linux não disponho de tal plugin para minha plataforma, fico aguardando um upgrade no serviço 8P para poder testar o serviço à fundo.

8 comentários sobre este texto

  1. Ricardo says:

    to pra ver qual é a grande e inovadora sacada deles com a cópia do fotoflickrkutnet.

  2. Rogerio says:

    Putz! Nem acho que a Globo.com manda bem sempre (O G1, por exemplo é só um portal de notícias bonitinho), mas esse 8P tá demais, cara. A grande sacada, Ricardo, é justamente no que o Marco chamou de “filosofia bem definida” lá em cima. E tb em juntar coisas boas de tudo isso q vc falou.

    Abração!

  3. Ricardo says:

    Isso! Bem definida é, mas nada de novidades ( internacionalmente: ‘com essa proposta totalmente nova para serviços nacionais’ ). Quem nunca ouviu falar de flickr deve achar isso o máximo.

    G1: portal de notícias bonitinho, boa arquitetura, com cara de super-blog, mas ainda nas mãos corporativas (modelo fechado). Cheio de notícias inúteis, bla bla cotidiano, aquela chatice que tem no folha, estadao, e tantos outros. Quem tem tempo pra ler tanta coisa assim?

  4. Marco Gomes says:

    Gente, o G1 é FERA, “centralizar” todo aquele volume de notícias deve ter sido um trabalho de maluco, eu nem imagino o trabalho de planejamento pra fazer isso.

  5. Marco, se você assistir toda a apresentação tem direito a se cadastrar sem convite no 8P :)

    E o G1 é fodástico mesmo! Só não gostei muito do vermelho, dói os olhos depois de um tempo.

    Quanto ao 8P ainda estou testando, mas achei que atende muito bem o público que usa ou usava o fotolog.

    [ ]‘s

  6. fabiana schill says:

    concordo com o vcs, people. mas eu prefiro o g1. achei a coisa mais indiscritível do muunuudo! =)
    consolidar tudo ali naum é pra qq um naum. e ja vi tb q ele tem mt mais noticia e sai sempre na frente dos outros sites de noticia!

    bjus!!!!!
    Fa schill

  7. Jayme says:

    Marcos,
    Vc poderia me ajudar, sou assinante da Globo.com e não estou conseguindo ver uma forma (só falta estar diante dos meus olhos… rs) de montar um blog para mim e meus filhos.
    Tem que ter convite? O que faço, pode sugerir?
    Responde essa pra mim, brother.
    Valeu!
    Jayme

Qual sua opinião?