Web Semântica – Arquitetura de ambiente de autoria baseado em ontologias

Terça-feira passada houve um seminário sobre a Web Semântica no Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília.

Áudio da apresentação:

Versão integral da apresentação, caso você se interesse, vai precisar de concentração e paciência.

Dados da apresentação:

Seminários de Arquitetura da Informação

Título:
Arquitetura de ambiente de autoria baseado em ontologias
Palestrante:
Edgard Costa – Doutorando em Ciência da Informação CID/UnB
Data:
01/08/2006
Horário:
16h30m
Local:
Auditório do CID (Departamento de Ciência da Informação e Documentação)
Resumo do tema a ser abordado:

A Web Semântica representa um novo paradigma da Internet: ela está sendo criada para permitir conexões semânticas entre os conceitos de documentos da Web e assim interligar as coisas pelo o que elas significam (semântica), e não por como elas são escritas (sintaxe). As conexões semânticas entre os conceitos dão-se por meio de ontologias. Elas são representações formais e explícitas de uma unidade de conhecimento, um termo, um conceito, um símbolo, uma imagem, etc. As ontologias são criadas e editadas por sistemas que permitem aos computadores interpretar relações entre os termos e conceitos relacionados entre si, por quaisquer relações semânticas entre suas instâncias.

A Internet tem oferecido como ambiente mundial para a autoria de novas informações (e-mail, html, doc, pdf, etc.) e não apenas de pesquisa e acesso a informação existente (www, google, bases de dados, mídias, etc). Neste seminário, apresentamos o momento da autoria de documentos como situação potencial para a representação do conhecimento e a conseqüente publicação dos documentos. Sistemas baseados em ontologia para a representação da informação e autoria na Web Semântica estão surgindo e provendo soluções como anotação semântica, extração da informação, marcação ontológica etc. Ao analisarmos esses sistemas de autoria desenvolvidos para a Web Semântica, buscamos descobrir quais seriam os requisitos que os sistemas devem ter, a fim de que produzam e suportem documentos em conformidade com as recomendações da WebSemântica, e conseqüentemente usufruam de suas potencialidades.

Apresentaremos uma análise de sistemas baseados em ontologia, a partir de um critério de análise específico que desenvolvemos para identificar as características, requisitos e conformidade com as recomendações existentes, identificadas na revisão de litetatura. Oresultado da análise permitiu-nos revelar que nesse novo paradigma de produção, os autores deverão desempenhar tarefas de estruturação do conhecimento com os quais eles ainda não estão familiarizados. Identificamos uma necessidade de abordar essas questões no âmbito da Ciência da Informação, especialmente se desejarmos dar apoio a autores no desenvolvimento de conteúdos mais bem estruturados e representados, apartir do potencial que têm as atuais tecnologias baseadas em ontologias. Ao buscar tratar essa questão, propomos com esse trabalho um conjunto de requisitos e um modelo de arquitetura de ambiente de autoria baseada em ontologia para a Web Semântica, composto por módulos que sugerem novas funções e integram tecnologias correntes, fazendo uso de possibilidades existentes e propondo o desenvolvimento de novos requisitos.

Prof. Mamede Lima-Marques
Departamento de Ciência da Informação
Universidade de Brasília – UnB

Mais sobre a web semântica