Ética e responsabilidade nos blogs

A convite do Gilberto, da Desta.ca e do Prática, venho falar sobre a ética na blogosfera, antes vou me enveredar um pouco num assunto quente que está relacionado com a qualidade dos blogs.

A blogosfera tá arretada com uma certa reportagem, em que, segundo diz o título, o historiador Andrew Keen diz que blogs, Wikipédia e YouTube matam a cultura.

Minha resposta é (trocadalho do carilho à frente): Andrew quem?

Pois é, acima você vai notar que usei o termo segundo diz o título, porque realmente não me importo, não acompanhei a discussão e provavelmente não vá acompanhar. Não me importa se o mais incrível dos sociólogos diz que blogs são legais, ou se o mais renomado dos historiadores diz que são ruins.

Eu acredito o que tem sido chamado de prosumer: O produtor-consumidor de conteúdo. (não apenas acredito, eu apostei minha carreira, e consequentemente minha vida, nisso). Em minha opinião, eu e você fazendo conteúdo não é o futuro, é o presente.

E consequentemente, com o poder veio a responsabilidade, os heróis e os vilões. Há gente usando mal o direito de escrever na web, há gente usando mal o direito de pilotar automóveis, e muito mais gente usando mal o direito de votar.

Use bem os seus super poderes

  • Não escreva pensando unicamente nos sistemas de busca, e principalmente não escreva os títulos pensando em agradar os sistemas de busca
  • Não coloque propagandas acima do texto principal do post, nem entre o título e o texto
  • Não seja um blog-caça-níqueis
  • Escreva seguindo as regras básicas do nosso idioma
  • Instrua os paraquedistas analfabetos funcionais que deixam comentários em seus posts
  • Concentre-se no que não muda: Não se importe tanto com rankings e posições em pesquisas. Os rankings mudam a cada dia (ou hora), o bom conteúdo sempre será bom conteúdo, ou você acha que está na hora de queimarmos os escritos gregos? Por mais que contenham informações que hoje sabemos que são equivocadas, eles continuam sendo bom conteúdo

Não me venha com essa de blogs são lotados de miguxês, o sul do continente é lotado de argentinos e ninguém explodiu nada ainda.