Usando o Twitter com produtividade, parte 1

Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite que os usuários enviem atualizações pessoais contendo apenas texto em menos de 140 caracteres via mensageiro instantâneo, SMS[bb], e-mail, site oficial ou programa especializado.

As atualizações são exibidas no perfil do usuário e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las.

Fonte: verbete Twitter na Wikipédia

Após alguns meses usando o Twitter, posso assegurar à frente brasileira contra-twitter: É possível usar o Twitter a favor da minha empresa e sem perder produtividade[bb].

Esse texto provavelmente não vai ter parte 2, porém, eu sempre quis escrever um título que tivesse parte 1 no final :D

Instant Messenger só para tracks

Não uso o mensageiro instantâneo (Gtalk) pra acompanhar o Twitter, minha atenção, assim como meu tempo, são sagrados. Não dá pra ficar acompanhando em tempo real tudo que fala cada uma das 300 pessoas que sigo. Porém, o track se revelou uma poderosa ferramenta de auxílio a usuários das ferramentas boo-box.

boo-box, boo-BOX, BOO-BOX!

Já ouvi dizer por lá que eu sou o Beetlejuice da twittosfera: Basta dizer boo-box 3 vezes que eu apareço perguntando como posso ajudar.

Isso só é possível porque eu configurei o Twitter pra me avisar, no GTalk, sempre que alguém disser boo-box, marcogomes, parkour e nerdsonbeer. Quando qualquer usuário, brasileiro ou não, usa um dos termos por mim definidos, meu GTalk apita.

Com isso a boo-box está conseguindo um estado inédito de suporte em tempo real, público, para usuários do Twitter. Tem dado muito certo, já evitei vários e-mails de suporte ajudando pessoas diretamente no GTalk, suporte em tempo real é muito mais eficiente pro usuário.

Se pintar uma dúvida, boo-box tem um dos melhores suportes que já presenciei: basta gritar ‘boo-box!’ no Twitter que o Marco Gomes, CTO do time boo-box, aparece de onde estiver para te dar uma ajuda. Lógico, você ainda pode usar os métodos tradicionais para entrar em contato, mas não tem a mesma graça.

Fonte: GuraveHaato desu ka?: Abrindo a caixinha de dinheiro – Minha experiência com boo-box

Nas raras vezes que não estou conectado (normalmente no trajeto boo-land – casa), alguém vê o pedido de suporte e ajuda, mesmo não sendo diretamente envolvido com a empresa. GraveHeart (@graveheart), nosso maior evangelista, sempre ajuda as pessoas que postam dúvidas sobre boo-box no Twitter, além disso os dois ninjas @mauricio @wendelyleal estão sempre com seus tracks ativos e respondem o usuário quando eu não posso.

Acompanhar somente pela página Web

Não uso Twitterific, TwitterFox ou qualquer outra interfaces cômodas pra uso constante da ferramenta. A interface prática só vai tirar seu foco e te convencer a parar só um pouquinho pra ver o que está rolando.

Limites de checagens no stream

Estabeleça um limite de diário de checagens na sua página pessoal, leia apenas a primeira página e eventualmente comente algo que alguém disse ou poste algo interessante, tudo que passou antes, se não caiu nos seus tracks, não merece sua atenção.

Organizando eventos

Sem os convites públicas no nanoblog o NerdsOnBeer seria um evento bem menos conhecido. Sempre que postamos um convite público aparecem interessados, inclusive gente de outros estados que esteja de pasagem por São Paulo fica sabendo e pode aparecer.

E não é só o NerdsOnBeer, hoje sou amigo da Ematoma (@ematoma) por conta de uma reclamação postada: ela não queria almoçar sozinha, e eu me ofereci pra acompanhá-la e chegando lá conheci a Lalai (@lalai) e mais dois amigos que também apareceram por conta da postagem.

Algumas semanas atrás conheci a Fanta Uva (@FANTAUVAcom), @felds, Gabriel Pires (@gabrielpires) e um terceiro cara. Um deles postou um convite público no meio da tarde, nos econtramos no início da noite no Starbucks da al. Santos e rimos um bocado do excesso de burocracia[bb] das grandes corporaçoes e cargos públicos.

Pesquisas rápidas e despretenciosas

Uso muito o Twitter para perguntar coisas, qualquer um responde e eu tenho uma amostra de 3 ou 4 respostas razoáveis pra tomar uma decisão, por exemplo comprar fones de ouvido, ir a restaurantes, assistir filmes, comprar livros. Além disso eu costumo sempre responder às perguntas públicas de outros usuários, pelo prazer de ajudar.

Veja meus twitts favoritos pra entender um pouco no espírito da ferramenta e ver coisas engraçadas[bb] e interessantes que rolam no dia-a-dia da comunidade. Se você chegou até aqui lendo e ainda não me segue, comece a seguir agora, sou @marcogomes por lá.

Além das dicas acima, nunca esqueça que o Twitter é o mais próximo que a Web conseguiu chegar de uma mesa de buteco, com humores oscilantes, brigas, amores, paqueras, loucuras… Reforce o lado social, pergunte, responda, discorde, concorde, socialize-se!