Mobile Web, seu uso está concentrado em redes sociais. Isso muda tudo.

Tela do Facebook no iPhone Usamos a internet em dispositivos móveis, como celulares[bb] e smartphones[bb], para fazer buscas e interagir com amigos em redes sociais. Muito diferente da Internet em desktops, que usamos para leitura e trabalho em adição às buscas e ações sociais.

O uso de redes sociais em dispositivos móveis cresceu 187%, chegando a 18.3 milhões de usuários em julho de 2009 (Jon Stewart, Nielsen), e tende a continuar crescendo bastante nos próximos anos. Muitos jovens preferem o uso de redes sociais em celulares pela praticidade, mobilidade e preço baixo dos aparelhos, por não ter acesso a um desktop e até por falta de paciência pra usar um computador de mesa.

O tráfego a partir de dispositivos móveis já é significante em redes sociais[bb] estabelecidas, como Facebook, MySpace, Twitter, e estão surgindo redes sociais focadas no uso primário em celulares e smartphones, como foursquare, mig33, MocoSpace, com serviços baseados em localização (LBS em inglês), compartilhamento de fotos, vídeos, facilitadores de encontros e jogos sociais.

O USA Today fez uma matéria sobre o uso de celulares em redes sociais, destaco um trecho abaixo:
Twitter no Gravity pra Symbian

The majority of people who participate on social networks do so from their PCs. Yet a growing number — many of whom can’t afford a PC or would rather not use one — are using mobile devices to tell their friends where they are and what they’re up to and for sharing pictures.

Publicidade em dispositivos móveis

A publicidade[bb] também vai ser impactada por esta mudança de hábitos. Em 2012, a receita relacionada com uso de redes sociais em dispositivos móveis será de 60 bilhões de dólares, segundo a Visiongain Research. Tim Chang, sócio da empresa de venture capital Norwest Venture Partners, afirma que, até agora, a exibição de anúncios em dispositivos móveis tem sido um fracasso. Segundo Frank Meehan, CEO da INQ, empresa de fabricação de celulares para redes sociais, não adianta simplesmente exibir anúncios como se estivéssemos no desktop, é preciso inovar[bb].

Post inspirado por Rodrigo Nista.