Controle da mídia, MegaUpload, SOPA, PIPA, Anonymous… e você com isso?

A prisão dos fundadores do site MegaUpload pode ser um aviso dos controladores da mídia para quem ameaça os tirar do poder. Estamos vivendo o que poderá ser a 1ª Cyberguerra Mundial.

Old broken TV

Na transicão anterior de veículo de mídia de massa – do jornal impresso e rádio para a TV, cinema[bb] e revistas – as mesmas pessoas/familias/grupos mantiveram o poder, os grupos novos surgiram e cresceram lentamente, puderam ser melhor absorvidos pelo ecossistema dos grandes.

Na transição que estamos atualmente, de TV e revistas para Internet, está havendo um rompimento: os novos poderosos são grandes – Google[bb], Facebook, The Pirate Bay, Wikipédia[bb], MegaUpload – e nao gostam dos antigos donos do poder.

Até este momento a Internet tirou muito poder dos grandes controladores da mídia, eles tentaram retomar o controle com os projetos de lei SOPA e PIPA, mas dessa vez a opinião pública não ficou passiva e a votação dos projetos enfrenta resistência inclusive da Casa Branca. Os poderosos resolveram então responder usando as armas que tem com a máxima intensidade possível: os EUA mandaram prender e confiscar os bens dos fundadores do MegaUpload na Nova Zelândia, mesmo sem uma acusação formal da justiça neo-zelandesa. Possivelmente como uma resposta ao futuro lançamento do MegaUpload, o site Megabox, que, segundo o jornal O Globo, poderia ameaçar modelo de negócios de grandes gravadoras e distribuidoras. O grupo Anonymous respondeu à prisão dos fundadores do MegaUpload com o maior cyberataque já feito, derrubando inúmeros sites, inclusive o do estúdio Universal e do FBI.

Estamos vivendo um momento histórico, sem que nenhuma empresa bélica enriqueça às custas dos nossos mortos. Isso é revolução. – @talitaribeiro

É importante salientar que estes ataques do Anonymous a websites não necessariamente expoem dados sigilosos de cidadãos ou empresas. Um ataque de DDoS é uma sobrecarga a um servidor, tecnicamente similar a 1 milhão de pessoas acessando o site ao mesmo tempo, o servidor não suporta tantas requisições e trava. Sabe quando cinco pessoas te perguntam coisas ao mesmo tempo e vc não consegue responder nenhuma? É isso.

Os controladores da mídia estão retaliando os novos poderosos, e estes estão respondendo. Dessa vez nós podemos agir ativamente, de um lado ou outro.

Pelo bem da humanidade, saia do meio-termo, você não precisa concordar 100%, pode colaborar com o lado que menos discorda. Escolha seu lado, o meu eu já escolhi.

Rupert Murdoch estava feliz com o MySpace e não tinha problemas com a sua própria pirataria até que falhou. Agora ele está reclamando que o Google é a maior fonte de pirataria no mundo – porque ele é ciumento. Ele quer manter o seu controle mental sobre as pessoas e claramente você consegue obter uma visão mais honesta das coisas na Wikipedia e no Google do que na Fox News. – THE PIRATE BAY, (K)2012

Agora vá à ação, se informe nos conteúdos abaixo: