Empresários na política: Donald Trump e o combate ao Vale do Silício

Combater a concorrência é o modus operandi do homem de negócios. Donald Trump tem usado a presidência para lutar contra o Vale do Silício, que é o principal diferencial econômico dos EUA no séc. XXI e berço das inovações que torna obsoletos os negócios do presidente e de seus aliados.

Donald Trump apontando para a própria cabeça com a mão em forma de revólver, como quem simboliza um suicídio

Donald Trump é um homem de negócios forjado na segunda metade do sec XX; seu networking e interesses são, também, deste período. Ao eleger um “homem de negócios” para o poder executivo, leva-se o homem de negócios por completo. O modus operandi de um empresário é combater a concorrência, assumindo que ele seja honesto, ele vai combater o adversário até o limite da legalidade, além disso, um empresário como Trump vai combater não apenas a própria concorrência, mas também a dos amigos empresários mais próximos – homens de negócios adoram fazer alianças e se ajudar mutuamente –. Li uma vez que “os ricos vivem socialismo” e, exageros à parte, é por aí mesmo, bilionários compartilham aviões, casas, infraestrutura, recursos e, principalmente, influência e poder.

Conquistando o posto de presidente dos EUA, o empresário vai usar seu cargo para beneficiar seus negócios e de seus parceiros, isso é natural e previsível, é assim que um homem de negócios age, principalmente um com o histórico de Trump.

Se Trump dá seu nome à uma rede de hotéis internacional, ele vai usar seu cargo para combater os players que estão mudando o panorama da hospedagem mundial; se os parceiros e apoiadores de Trump são do setor de petróleo, gás e carvão, ele vai usar sua posição para combater quem está disposto a mudar a matriz energética do mundo. Os movimentos dele combatendo, como pode, o Vale do Silício são uma consequência natural e previsível: dentro dos EUA, é no Vale que nascem as forças motrizes que estão deixando ele e os amigos obsoletos. Como atitudes práticas, em menos de 4 meses de governo Trump já:

  • Suspendeu o processo de visto expresso mais usado por empresas de tecnologia do Vale para contratar profissionais com habilidades específicas (H1-B). Trump não cancelou o H1-B, só o processo expresso de pedido do visto, e a USCIS alegou que isso seria para reduzir a fila, como tantos outros ataques na política, este está disfarçado. O processo expresso é o mais comum no Vale, pois facilita o trabalho de petição do visto.
  • Cortou financiamento (já aprovado) que iria melhorar o transporte público usado pelos profissionais que moram na Baía de São Francisco e trabalham nas empresas da região.

O Vale do Silício é o principal pilar da economia Californiana, que atualmente é a 6ª maior economia do mundo (considerando países), maior inclusive que a França e o Brasil – a região do Vale tem, por exemplo, o 3º maior PIB do mundo –. Um bom gestor público protegeria e incentivaria tal economia, mas não é assim que um homem de negócios age.

Donald Trump veio do coração do séc. XX, o Vale do Silício atual é, por definição, o coração do séc. XXI (até aqui). O próprio modelo de negócios das empresas da região é revolucionar o que sobrou séc. XX, tornar o legado obsoleto e construir algo melhor por cima. Vide: Wikipédia, Amazon, Google, Airbnb, Salesforce, Tesla.

Ao combater o Vale do Silício, Donald Trump está protegendo seus negócios e os negócios de seus aliados, seguindo fielmente o modus operandi do homem de negócios do séc. XX, não dá para ficar surpreso.