Game of Life

O jogo da vida é um autômato celular desenvolvido pelo matemático britânico John Horton Conway em 1970. O jogo foi criado de modo a reproduzir, através de regras simples, as alterações e mudanças em grupos de seres vivos, tendo aplicações em diversas áreas da ciência.

As regras definidas são aplicadas a cada nova "geração"; assim, a partir de uma imagem em um tabuleiro bi-dimensional definida pelo jogador, percebem-se mudanças muitas vezes inesperadas e belas a cada nova geração, variando de padrões fixos a caóticos.

As regras são simples e elegantes:

  1. Qualquer célula viva com menos de dois vizinhos vivos morre de solidão.
  2. Qualquer célula viva com mais de três vizinhos vivos morre de superpopulação.
  3. Qualquer célula com exatamente três vizinhos vivos se torna uma célula viva.
  4. Qualquer célula com dois vizinhos vivos continua no mesmo estado para a próxima geração.

O texto acima foi adaptado da Wikipédia

Mas eu já vi versões melhores...

Esta é só mais uma implementação, extremamente lenta, que tem muita coisa que pode ser otimizada, e não tem nenhuma vantagem em relação à outras que você encontra na Web. O objetivo era simplesmente exercitar minhas novas técnicas de Orientação a Objeto[bb] em JavaScript e matar o tempo com algo divertido.

Eu sempre gostei de programar sistemas em que regras simples geram comportamento complexo, em uma noite de insônia resolvi brincar com o Jogo da Vida, nada além de diversão e aprendizado.

Sobre o autor

Meu nome é Marco Gomes ( eu arrouba marcogomes ponto com ), sou praticante de Parkour, diretor de tecnologia da boo-box e sofro de insônias produtivas.