O que é o Identi.ca
Identi.ca, é um microblogging que roda sobre uma plataforma de Software Livre, cujo principal diferencial é a robustez e proteção contra quedas do servidor devido ao uso do protocolo de comunicação OpenMicroBlogging. Identi.ca tem funcionalidades semelhantes ao Twitter, Jaiku, Pownce e Plurk, mas como não é necessariamente centralizado, tem menos possiblidade de cair por excesso de usuários.
O Identi.ca sai do ar?
O Identi.ca é um servidor rodando Laconi.ca, que é software livre. Funciona mais ou menos como o Wordpress: Você pode usar o Wordpress.com, gratuito e facinho de usar, ou pode baixar e instalar no seu servidor, um pouco mais complexo mas muito mais “personalizável”.
Do mesmo modo você pode usar o Identi.ca no site ou baixar o Laconi.ca, modificá-lo, e, mais importante que isso: colocar pra rodar no seu servidor, integrado com todos os outros Identi.ca e Laconi.ca do mundo. Não tem como a “rede” cair se for formada por milhares de microblogs espalhados nos servidores dos usuários, é como a Internet: cai um ponto, mas não cai a rede toda.
Explicando: O Identi.ca pode cair sim, o que não cai é a rede de microblogs, você sempre terá a possibilidade de baixar o Laconi.ca e instalar no seu servidor, tendo total controle sobre seu próprio microblog. E mesmo assim vai continuar seguindo todos os seus amigos, cada um no seu server, tudo distribuído, mas interligado.
Tudo isso só é possível porque o Laconi.ca usa o OpenMicroBlogging que é uma maneira dos microblogs do mundo se comunicarem. Eu, usando o Identi.ca, posso seguir você que tem um microblog Twitter, Jaiku e até no seu servidor, quando eu postar algo seu microblog será avisado (parecido com um e-mail ou mensagem instantânea). Tudo funciona lindamente bem, porque ambos conversam o mesmo idioma, o OpenMicroBlogging :)
Ainda está bem no começo, vários features faltando, como integração com SMS, API de acesso externo e página de replies, mas isso tudo já está na fila e, sendo um Software Livre, bastante gente vai aparecer pra ajudar a levar o projeto pra frente.
Estou empolgadíssimo com o projeto, não com o produto que está no ar agora, com algumas falhas e muitos features importantes faltando, estou esperançoso é com a possibilidade de ter uma “plataforma” de microblogs abertos rodando num futuro próximo. É todo um novo mercado na Internet, fresquinho pra ser enriquecido com idéias e pessoas. Espero que o Laconi.ca cresça muito e fique tão robusto e bem gerido quanto o Wordpress.
Cadastre-se agora mesmo e siga marcogomes, finalmente estou animado novamente com o mundo dos microblogs.
Notas:
Descobri o Identi.ca porque o Mauricio me mandou o link do ReadWriteWeb
Desculpem o excesso de posts dos últimos dias.
Apesar de ler sempre seu blog, não tenho o costume de comentar, porém hoje quero dizer uma coisinha: como assim “desculpem o excesso de posts”? Ainda se você tivesse, sei lá, postando um diário sobre gatinhos no meio do blog eu entenderia o pedido de desculpas, mas se desculpar por bom conteúdo, tá maluco? Por mim, pode continuar postando muito, gosto bastante dos seus textos.
Abraço!
Concordo plenamente. Utilizar o OpenMicroBlogging pode ser o diferencial que faltava. Agora é esperar para ver se o Twitter consegue virar o jogo. Fiz um comentário sobre você no meu post!
Deixa eu ver se entendi, é um tipo de microblogging meio p2p? hehehe
em busca do microblog “perfeito”. Estou lá também (/raquelcamargo). Valeu a dica ;)
Eita que baleiaram o Identi.ca! :)
Boa dica. Projeto promissor. Idéia inteligente. Estou lá também /glaydson (se conseguisse acessar).
Tentei instalar localmente mas ainda requerem uma quantidade muito grande de dependências. Fica pra depois.
Putz, sensacional a idéia do Identi.ca! Deu um revival na minha expectativa quanto aos microblogs.
Ah, e é a primeira vez que vejo alguém se desculpar pelo excesso de posts. =)
Grande dica marco.
Posta mais, manda mais… tão bom!
Também já estou lá (e ainda não me entendi, mas tudo bem…/lufreitas)
bj
Mas você tentou instalar ele no seu server? Ontem eu tentei, e lhe digo que um monte de coisa simplesmente não quis funcionar… vou tentar mais uma vez hoje… =*
Concordo com o Rodrigo Sieiro. É de post que a gente gosta. E post útil, claro. Muito bom esse Identi.ca. Só não entendi uma coisa:
“Eu, usando o Identi.ca, posso seguir você que tem um microblog Twitter, Jaiku e até no seu servidor…”
Então quer dizer que eu não preciso ter um Twitter ou Jaiku pra seguir quem tem? Só ter um Identi.ca?
@felipe: “Então quer dizer que eu não preciso ter um Twitter ou Jaiku pra seguir quem tem? Só ter um Identi.ca?”
Foi uma situação hipotética, na verdade, quando (se) o Jaiku e o Twitter suportarem o protocolo OpenMicroBlogging, vc precisará ter apenas um pra seguir pessoas do outro, mas enquanto eles forem redes fechadas, isso não vai funcionar.
Ah sim, foi o que eu imaginei. É, realmente se eles começarem a usar, além de não termos mais as “baleiadas”, fica muito mais prático seguir várias redes de microblogging.
O protocolo OpenMicroBlogging pode ser comparado analogamente às redes P2P? Já que na P2P cada pessoa é um “servidor” e quando ela se desconecta, a rede também não cai, se mantendo por outras pessoas.
Te desculpamos, Marco. :D
Eu gostei bastante desta idéia. Mas acho que talvez ainda esteja faltando algo novo pro conceito de microblogging. Eu não sei explicar direito. O que acontece é que todos os serviços são tão “iguais” para mim.
Tá faltando, além da inovação na plataforma, algo diferente na maneira de utilizar microblogging. Acho que o Plurk já deu um passo legal com a utilização da timeline, mas aos poucos as coisas vão melhorando, e precisam melhorar.
Temos nós, talvez, que começar a pensar em novas maneiras de utilizar microblogging, pois no início todo mundo fica animado, mas depois de certo tempo o serviço deixa de ser um atrativo para muitos.
Abraço!
o que é o que é só caminha colocando-se os dedos nos olhos
[...] Twitter, surgiu o Jaiku, Plurk, Pownse, Identi.ca e Gozub (microbloging brasileiro) que têm como estrutura básica o mini-diário-virtual com [...]
http://ccpedia.comunicamos.org/index.php/IDENTI.CA
Usei um pouco do teu texto. Espero que não te importes e que possa até completar.
Obrigado