Dep. @eduardodafonte ameaça liberdade de expressão na Internet com o PL7311/10
O deputado Eduardo da Fonte (PP/PE) quer proibir o anonimato na Internet e exigir registro de jornalista pra escrever blog. Leia detalhes no PL-7311/2010.
Atitudes como esta mostram quanto nossos representantes não entendem nada de Internet e fazem projetos de lei completamente confusos e impraticáveis. Melhor seria se procurassem ajuda especializada.
Se você discorda do deputado Eduardo da Fonte, mande e-mail e twitt pedindo pra ele desisitir ou alterar drasticamente esse PL absurdo.
- Twitter @eduardodafonte
- E-mail [email protected]
- Formulário de contato com o deputado no site da Câmara
Gente velha – independente da idade – ainda não entendeu que na Internet não há fronteiras de estado. Meu site (este que você está lendo agora), não é hospedado no Brasil, como a lei trataria este caso? A China resolveu isso monitorando e censurando todas as conexões com a Internet feitas no país, e isso nós não vamos deixar acontecer no Brasil.
Trechos que destaco do PL-7311/2010 de Eduardo da Fonte do PP, PE:
Art. 1° – É vedado o anonimato em sítios da Internet no Brasil.
§1°. Os sítios da Internet no Brasil devem indicar obrigatoriamente na sua página principal informações que identifiquem o jornalista responsável e o endereço completo para o recebimento de correspondências, citações, intimações ou notificações judiciais.
Art. 2° – §1°. Os responsáveis pelos sítios da Internet referidos no caput deste artigo devem, obrigatoriamente, indicar nome e registro profissional dos jornalistas responsáveis pelas matérias.
§2o. Aplica-se o disposto neste artigo aos sítios da Internet no Brasil que hospedem outros sítios da internet ou blogs.
Art. 4o A infração a qualquer dispositivo desta Lei sujeita os responsáveis pelo sítio da Internet no Brasil à multa no mínimo de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e no máximo de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) para cada infração cometida.
via @guimenga.
Um pouco sobre Anonimato
Christopher “moot” Poole: A questão pelo anonimato on-line
(clique em “view subtitles” acima e coloque as legendas em português :)
3. We are Anonymous. (nós somos Anônimos)
4. Anonymous is legion. (Anônimo é legião)
5. Anonymous does not forgive, Anonymous does not forget. (Anônimo não perdoa, Anônimo não esquece)
6. Anonymous can be horrible, senseless, uncaring monster. (Anônimo pode ser um monstro horrível e sem sentimentos)
19. The more you hate it, the stronger it gets. (Quanto mais você o odiar, mais forte ele vai ficar)
Fonte: Regras da Internet.
Você concorda com este Projeto de Lei? O que acha da proposta do deputado? Deixe sua opinião nos comentários! Vamos nos mobilizar pra colocar alguma lógica nas leis de Internet que estão sugindo no Brasil.
mandei um e-mail vamos ver se recebo resposta.!
Realmente tem gente que acha que está vivendo na época da República Velha. Vamos exportar estes cidadãos para a China? Acho um absurdo, inclusive, exigir diploma de jornalista para escrever e/ou atuar em rádio e tv. Quantos “jornalistas” das “antigas” tinham diplomade jornalista? O PL é tão vago que até sites de e-commerce terão que ter jornalista responsável? Fala sério!
Hahahaha, só pode ser piada. É tão absurdo, que eu acho que esse deputado não propôs isso em iniciativa de livre consciência. Deve ter algo ou alguém por trás. Ninguém seria tão oportunista e ao mesmo tempo burro.
Tipo, né. Se pra escrever em qualquer publicação não é mais necessário ser jornalista, por que na internet tem? Esse projeto vai flopar infinitamente -s
De novo esses malucos sem conhecimento querendo legislar sobre algo que não entendem, só pra estar na moda, posar de moderno. Posam de modernos sendo antiquados.
LOUCOOO!!!!!
Ngm merece!!
Eu ja to espalhando no twitter!!!
Tenho certez que o que levou esse deputado a tomar essa atitude foi o MEDO.
Medo da verdade, medo que seus erros tacanhos sejam descobertos e publicados; medo dos seus passos, medos do retrato da própria vida.
Meda da vida, medo de perder o dinheiro facilmente conquistado(?).
Esse deputado é um medroso.
Com certeza um acéfalo desses se inspirou na China ou tem seu nome citado em vários blogs por aí, com coisas pouco exemplares a seu respeito.
Atentem a uma coisa interessante essa lei só será aplicável a jornalistas, mas é vago, visto que se pedir que cada site tenha um jornalista que assine pelo mesmo o que é ridículo e colocaria algemas na sociedade dando o poder de se expressar na web apenas quem tenha registro para jornalista.
Mas é fato q a web no Brasil é uma terra sem leis, e q a mesma necessita urgente de algo para regula-lá, ate mesmo pra que se possa responsabilizar as pessoas certas por cada ação.
O PL é vaga e demonstra claramente que o Dep. Eduardo da Fonte não tem o conhecimento básico sobre o assunto para sequer discutí-lo, quem dirá regulamentar seu uso. Parece mesmo é que ele tem medo de um possível ataque a possíveis falcatruas que por ventura envolvam seu nome (quem sabe?) ou, em um surto de boa vontade, ele acredite que o aumento da trollagem (não deve nem saber o que é isso) justifique esse tipo de CENSURA.
Como foi dito aqui, existem muitos e muitos casos em que a PL perde sentido. Sites de e-Commerce, por exemplo. E se hoje não é mais necessário ter um diploma de Jornalismo para exercer a profissão, como é que vai regulamentar algo do tipo? É simplesmente impraticável essa PL. O Sr. Eduardo da Fonte acordou, foi moderar os comentários no blog e ficou p*tinho pois foi trollado e declarou: “Vou acabar com essa palhaçada! Vou redigir uma PL!”
Não vale nem a pena queimar cartucho com algo tão amador. Mas, caso a lei ganhe força, precisaremos usar o poder de chamar atenção da mídia que tem a Internet (gostem ou não, é um FATO). Vejam o caso da menina que na semana passada falou sobre ‘afogarem um nordestino em favor a SP’; ela vai ser processada por injúria, se não em engano. O que não vai diminuir nem mudar certas linhas de pensamento tacanho, mas mostra que é possível punir quem acha que pode falar qualquer coisa na internet e ficar impune.
Regulamentar é uma coisa, CENSURAR outra.
“A China resolveu isso monitorando e censurando todas as conexões com a Internet feitas no país, e isso nós não vamos deixar acontecer no Brasil.”
Humm, quando eu li isso parei para pensar… O que você faria para impedir? Até onde você encararia as conseqüências? Você ultrapassaria os limites da legalidade? Você morreria pela liberdade?
Nah, just kidding… BR é BR, estou para ver alguém que tenha cojones para isso.
Inclusive você que morre de cagasso e assina como Anônimo. Típico de um troll. BTW
Façam alguma coisa, somente comentário aqui no site do Marco não resolve nada.
Hack the world
Vá na frente! Daremos cobertura em sua retaguarda! ¬¬’
Acho que esse cara entende muito mais de internet do que a gente pensa. tá na cara que isso é um trollbait auehauehauehauhe
Concordo com o Tranceman em seu ultimo post. Ninguém é tão estúpido assim. Ele nem é tão velho pra ser antiquado e estupido (ele até tem cara de estúpido, talvez até seja mesmo). Mas, tá claro aí uma visibilidade forçada em cima de um Hoax.
Claro! Por que não arranjar um pouco de publicidade negativa com uma PL sem o menor fundamento?! Muito inteligente! Ah, se tudo fosse simplesmente uma espécie de teoria da conspiração. Uma pena.
Além de ótimo post nos avisando que existe ainda aproveitadores assim, censores, pessoas com essa mentalidade, nos mostrou esse ótimo vídeo do TED, vale a pena ver.
Ao mesmo tempo que essa onda de discriminação contra o nordestinos no final da eleição envergonhou a todos nós brasileiros, surge uma coisa assim. O bom-senso da maioria é que deve sufocar vozes doentias, não a lei.
Recentemente li algo que não sei de quem é e nem literalmente o que dizia, mas é algo como que qualquer tipo de cerceamento de liberdade na internet o sistema reconhece como erro/vírus (aqui que não sei a palavra) e o contorna. E é isso que ocorre. Mas acredito realmente que deixar isso acontecer é um erro de todos.
Assim como muitos também estou horrorizado com essa situação, como exigir que todos os blogs sejam de jornalistas ou tenham uma assessoria?
Ele é sem noção, ou só está querendo causar!
Com uma mentalidade assim, não haveria nenhuma necessidade de se perder tempo aprendendo a escrever na escola. Quanto o país esconomizaria se ensinasse a escrever somente aos que um dia serão jornalistas. O pior é que se essa moda pega, vamos ter que contratar um economista pra ajudar a fazer compras no super-mercado.
É o Big Brother
G.A.D.U
Isso vai contra a nossa liberdade de expressão. Agora, para se expressar tem que ser jornalista?
É engraçado que algumas pessoas dizem que é preciso leis para cuidar de casas de calúnias e difamações que ocorrem na internet, mas se equecem que essas leis já existem. Querer proibir a livre expressão na internet é ir contra a nossa democracia.
Não precisa ser jornalista pra se expressar… basta ser milionário.
Por que o Deputado não cria uma Lei obrigando o mínimo de formação universitária para os que tentam uma carreira política ? É uma vergonha os políticos que temos no país.
Bem! Não sou a favor de radicalismos. Mas vi um blogue na Internet de um arquiteto que estava falando um monte de merdas sobre futebol.
Eram notícias infundadas e mentirosas que dias depois foram até desmentidas pelo próprio clube.
Tem muita gente sem ética na Internet. A imparcialidade e impessoalidade deixa as pessoas muito seguras de si até o ponto de reinventar a história. Exigir um registro de jornalista é exagero. Mas acho bom se o sítio ou blogue quiser noticiar algo com ética ter um registro. Senão vai continuar bagunça.