Inteligência Artificial descobre um jeito de trazer a paz mundial, pena que de um jeito não aplicável por nós
Uma pessoa ligou um servidor com o jogo Quake e adicionou 16 bots (robôs) em partidas uns contra os outros. Esqueceu do experimento e deixou as inteligências artificiais jogando sozinhas por 4 anos. Recentemente, quando lembrou do experimento, foi observar o jogo e os bots estavam parados, simplesmente parados.
(o relato acima pode não ser verdade, mas…)
Uma hipótese é que os bots teriam aprendido que a melhor estratégia é não lutar. Se ninguém mata, ninguém morre. Pressupondo que o objetivo dos bots é “não perder”, este é o melhor jeito de não perder. Não é curioso que bots dotados de inteligência artificial simples tenham entendido que, se ninguém mata, o resultado é melhor para todos?
O dono do experimento entrou no jogo e os bots ficaram olhando para ele. Ele resolveu matar um robô, os outros 15 correram até as armas mais próximas e o mataram, após isso o servidor travou.
Se quiser saber mais, leia esta conversa no reddit.
Informação via @nandico.
Foto do post via Shutterstock.
Carai, que lindo!
Queria rodar essa IA aqui só pra ver isso funcionando *.*
Outro nome pra isso é “bug”.
Não necessariamente. Este caso é clássico no estudo de AI.
Atente que o objetivo de todos os bots não era GANHAR, e sim NÃO PERDER (aka não morrer).
Pode ser um hoax, mas dependendo da IA que o cara usou, faz até sentido.
Interessante… Embora eu duvide da veracidade da história.
Não teria como simular isso novamente só que forma acelerada? Igual the sims, acelerar o tempo e ver o que acontece.
Cara, até rola simular numa maquina melhor, como as partidas era simuladas e não jogadas de fato (eu acho) vc pode chegar a solução mais rapidamente, mas a geração de IAs é MUITO aleatória, então vc pode chegar no msm resultado que o cara ou não.
Vegatarianismo o meio para finalizar a matança. Bom texto.
Hoax