A migração para os Padrões Web precisa ser gradual

Em alguns blogs que visito estão surgindo inúmeras discussões sobre a conversão de grandes portais, existem dezenas de motivos para estes não serem totalmente convertidos em um único passo, dentre tantos, posso citar alguns:

Jornalistas não são desenvolvedores
É muito dificil (posso até dizer: impossível) fazer um jornalista escrever XHTML válido em uma caixa de inserção de conteúdo.
Inexistência de ferramenta eficiente
Não existe um componente que exiba RichText e dê como saída um XHTML limpo, e não me venham com editores como os do WordPress, que escrevem e exibem código XHTML, mas não exibem a formatação final como links, negritos, itálicos etc.
Banco de dados existente
Os custos de se migrar todo um banco de dados já existente que está tag-soap para código limpo e válido é imenso, inviável.
Prazos
O tempo disponível para montagem das páginas é, quase sempre, desumano. Vocês nem imaginam que tipo de milagres nós, montadores páginas de grandes portais, fazemos para cumprir prazos. Minha namorada e minha mãe sabem bem do que estou falando.
Nivelamento da equipe
Quanto maior o número de pessoas para montar as páginas, maior probabilidade de inconsistências no código, isso é óbvio.

O que tenho notado, é que (normalmente) as pessoas que fazem criticas ao código destes sites têem pouca ou nenhuma noção de regras e exigências do mercado

Existe um abismo enorme entre desenvolver um weblog como este, que usa WordPress, PHP e MySQL e desenvolver um portal com 1200 páginas, feito com JSP e Struts. Não tem texto no universo que consiga explicar isso, só passando pra saber do que estou falando.

O pior é que a maioria das pessoas que fazem as críticas estúpidas das conversões acima citadas só desenvolvem sites do primeiro tipo, e pior que isso, às vezes nunca desenvolveram site algum, não fazem idéia do que é ter 3 minutos para fazer uma hotpage.

A solução, ao meu ver, é a migração gradual e constante conscientização não só dos desenvolvedores, mas principalmente dos jornalistas responsáveis pela alimentação do banco de conteúdo desses portais, que é afinal, a parte mais importante de um website deste tipo.

Um bom exemplo desta migração gradual estou fazendo agora, a partir deste post todos os links externos terão o atributo "rel" com o valor "extenal", ficando assim: <a rel="external" href="http://allYourBase.are">Belong to Us</a>. Depois eu explico melhor o motivo, mas tem a ver com deixar o código mais semântico.