Como fiz um aplicativo de Twitter ter 100 mil seguidores orgânicos em menos de 3 meses

Quer divulgar sua empresa ou serviço no Twitter com alta escala e eficiência? Clique aqui e entre em contato comigo.

Esta experiência deu origem à plataforma 8causes, com aplicativos de temas variados, como futebol, moda, trabalho, sustentabilidade e muito mais. Saiba mais o 8causes.

O Apoio Marina Silva é um aplicativo pra Twitter que periodicamente divulga links sobre a Marina Silva nos perfis dos usuários do sistema.

Twitt publicado pelo Apoio Marina no perfil do @mantduarte
Twitt publicado automaticamente pelo Apoio Marina no perfil do @mantduarte

Resultado após o primeiro turno das eleições

No primeiro turno da campanha presidencial o aplicativo publicou 206.059 twitts, nos perfis de 4.612 usuários com uma audiência de 690.050 seguidores únicos no Twitter.

Em menos de 3 meses de funcionamento o Apoio Marina Silva já havia publicado 193 mil twitts nos perfis de 580 usuários, gerou 50 milhões de impactos pró Marina e a rede de usuários tinha 115 mil seguidores únicos no Twitter. Desenvolvi a ferramenta gratuitamente como uma contribuição à campanha da Marina. Nunca gastei dinheiro com infraestrutura de tecnologia ou divulgação, a ferramenta nunca foi citada em jornais, grandes sites ou revistas.

Funcionamento

Diagrama de Configuracao do Apoio Marina

  1. O usuário entra no site do Apoio Marina
  2. Autoriza que o aplicativo publique textos em sua conta de Twitter
  3. Define uma frequência de publicação

Diagrama de Funcionamento do Apoio Marina

Periodicamente o aplicativo publica links com conteúdo relacionado à Marina Silva no perfil dos usuários, atingindo seus seguidores. Os links são definidos pela área de conteúdo do blog Minha Marina. Tomo o cuidado de não publicar mensagens mascaradas como opinião do usuário, todos os posts feitos pelo Apoio Marina estão devidamente identificados como sendo de terceiros pelo texto “via @apoiomarina“.

Tecnologia

Tela de Requests do Apoio Marina

Eu tinha vontade de aprender a usar a ferramenta de desenvolvimento Git e programar usando grafos, um tipo de estrutura de dados que não tive tempo de explorar no curso universitário que abandonei. Após 4 ou 5 madrugadas de programação em Python no Google App Engine, lancei em 12 março de 2010 o Apoio Marina, como um singelo incentivo na divulgação do trabalho da pré-candidata a presidência da república Marina Silva.

O Apoio Marina Silva não tem custo de infraestrutura de tecnologia, servidores ou banda. Está tudo no plano gratuito do Google App Engine, foi desenvolvido voluntariamente por mim em poucas horas usando ferramentas gratuitas e livres.

Crescimento orgânico

Todo twitt publicado pelo aplicativo nas contas dos usuários termina com “via @apoiomarina“, os próprios posts são uma divulgação orgânica da ferramenta: os seguidores do usuário clicam no username @apoiomarina, lêem a descrição, se interessam e entram na rede de apoiadores da candidata, ampliando a divulgação da ferramenta e o apoio à campanha.

E nós nem precisamos contratar o Ronaldo :D

Esta experiência deu origem à plataforma 8causes, com aplicativos de temas variados, como futebol, moda, trabalho, sustentabilidade e muito mais. Saiba mais o 8causes.

Quer divulgar sua empresa ou serviço no Twitter com um aplicativo igual a este? Clique aqui e entre em contato comigo.

Tela do Apoio Marina Silva