Workspace, um ambiente de desenvolvimento web no navegador
Post relâmpago e não revisado sobre um serviço que me deixou impressionado, do tipo “como ninguém pensou nisso antes?”: Workspace (péssimo nome, diga-se de passagem), a proposta é que seja um ambiente de desenvolvimento completo, acabo de testá-lo, por enquanto são editores de texto e um gerenciador de arquivos FTP. Rodando dentro do seu navegador.
É simples, diga o endereço dos seu servidores FTP, as senhas e os nomes de usuário. Os arquivos vão ser listados numa janela, clique em um deles, edite-o e salve-o, pronto, o arquivo já está em seu server, modificado como vc queria, sem upload, sem pedido para sobrescrever. A versão atual dos editores colore o texto de arquivos nas linguagens mais comuns, HTML, CSS, JavaScript, PHP entre outros.
O serviço tem muita chance de dar certo, imagine as situações em que uma coisa assim pode salvar sua vida, viagem, coisas do escritório sendo ajustadas em casa e vice-versa, alterações de texto diretamente no site sendo feitas pelo redator. Agora é esperar a coisa amadurecer, ganhar recursos, opções de compartilhamento de sites, quem sabe até editor WYSIWYG.
A maior vantagem das aplicações que rodam no navegador é não precisar baixar/configurar nada, simplesmente funciona, é lento, mas se for bem programado pode salvar vidas.
Eu acho que isso já axistiu, antes do estouro da Bolha no começo de 2000. Chamava-se MyWebOS e tinha um desktop com editor de texto, planilha, etc. Tudo simples, mas funcional.
Aqui tem um screenshot:
http://www.communitytechnology.org/databases/screenshots/mywebos.html
Claro que hoje com a banda larga faz muito mais sentido.
Abraços Simples!
Caceta velho. Eu tô sempre chegando atrazado.
Tô fazendo um destes aí e acabei agora de fazer o codeHint.
Pouts. Sacanagem huaheuaeuhe
É a vida.
Humm..
vc confiaria o envio de senha, usuário e dados de ftp para editar um site de um cliente???
Eu já desconfio do FTP, quando possível faço tudo via ssh…
A idéia sem dúvida é boa, mas a questão da segurança fode tudo… a não ser que os negos liberem o código para podermos instalar em nossos servidores… hehehe