Workspace, um ambiente de desenvolvimento web no navegador

Workspace logo Post relâmpago e não revisado sobre um serviço que me deixou impressionado, do tipo “como ninguém pensou nisso antes?”: Workspace (péssimo nome, diga-se de passagem), a proposta é que seja um ambiente de desenvolvimento completo, acabo de testá-lo, por enquanto são editores de texto e um gerenciador de arquivos FTP. Rodando dentro do seu navegador.

É simples, diga o endereço dos seu servidores FTP, as senhas e os nomes de usuário. Os arquivos vão ser listados numa janela, clique em um deles, edite-o e salve-o, pronto, o arquivo já está em seu server, modificado como vc queria, sem upload, sem pedido para sobrescrever. A versão atual dos editores colore o texto de arquivos nas linguagens mais comuns, HTML, CSS, JavaScript, PHP entre outros.

O serviço tem muita chance de dar certo, imagine as situações em que uma coisa assim pode salvar sua vida, viagem, coisas do escritório sendo ajustadas em casa e vice-versa, alterações de texto diretamente no site sendo feitas pelo redator. Agora é esperar a coisa amadurecer, ganhar recursos, opções de compartilhamento de sites, quem sabe até editor WYSIWYG.

A maior vantagem das aplicações que rodam no navegador é não precisar baixar/configurar nada, simplesmente funciona, é lento, mas se for bem programado pode salvar vidas.