Consultoria em Web 2.0?

Getting Started in Consulting, Second Edition (Paperback) Vejo surgir uma oportunidade de negócio para os nerds na nova web: Consultoria em estratégia para a Web 2.0

O IG teria evitado um enorme vexame se tivesse consultado qualquer um de nós antes de fazer sua sofrível IGpédia. Enciclopédia com limite de 1024 caracteres? Acho que alguém por lá precisa viver a Web, estamos falando de conexão banda-larga, não de SMS. O melhor é que essa ajuda profissional já existe, bastava enviar um e-mail pedindo a opinião do Gilberto da desta.ca e tudo seria evitado.

Já dei consultoria involuntária algumas vezes, dicas de aprimoramento, viralização, integração com outros serviços, controle de conteúdo, ir direto ao ponto, simplicidade, ser sangue-bom entre outras novas maneiras de tocar projetos da nova web.

Em minha opinião, o mais difícil de ensinar pros burocratas corporativos que regem os grandes portais brasileiros é que eles devem deixar o usuário no controle, devem ser legais (sangue-bom), desde a linguagem usada nos textos até a filosofia do serviço.

Que história é essa de limitar um verbete em 1024 caracteres, bloquear hyperlinks, não deixar o usuário editar o CSS do blog? Como diz um colega de trabalho: Isso não é só regredir, é voltar à era mesozóica!

A parte mais interessante de se observar é que os pequenos, os blogs, esses não param, mas os paquidérmicos portais não conseguem acompanhar, e quando tentam, fazem coisas como o UOLkut e IGPedia.

Pra quem se interessar, eu dou consultoria para a nova web, ou consultoria do hype, como disse o mestre Nandico.