Eu não me importo com o Internet Explorer

No more IE hacks

Alguns dias atrás fiquei sabendo de uma campanha muito interessante: No more IE hacks. A campanha aconselha que você não ajuste seus trabalhos para funcionar no IE, simplesmente faça o que os Padrões Web recomendam e coloque um aviso dizendo que no IE podem ocorrer problemas inesperados.

Eu já faço isso à um tempo aqui mesmo neste blog, se você nunca acessou pelo IE, saiba que aparece um aviso no canto superior esquerdo com uma propaganda de um outro navegador que está longe de ser perfeito, mas é muito melhor e interpreta corretamente os PNG transparentes que eu uso no layout.

A página da campanha tem uma resposta à quem vem com o super engenhoso argumento: nenhum navegador é 100% compatível com os Padrões Web

Some people would argue that no browser is 100% standards compliant, that may be the case but any developer who has done cross browser testing knows that the difference between standard compliance in browsers such as Firefox/Opera and IE is equivalent to night and day.

(tradução livre) Algumas pessoas podem argumentar que nenhum navegador é 100% compatível com os Padrões Web, pode até ser mas qualquer desenvolvedor que tenha feito testes cross-browser sabe que a diferença entre compatibilidade com Padrões em navegadores como Firefox/Opera e IE são equivalentes à noite e dia.

gotstress?, minha mais recente criação, não funciona no IE 6, no IE 7 funciona perfeitamente. Isso rendeu uma discussão infinita na lista Blogosfera, segundo um personagem muito respeitado pela comunidade blogueira brasileira, minha aplicação precisa funcionar no IE 6 mesmo que meu público-alvo não use esta versão.

A campanha é boa pra mostrar que tem gente que pensa como eu: quem usa IE 6 que troque de navegador ou, na pior das hipóteses, atualize pra versão 7 que é menos pior.

Lógico que não posso tomar essa atitude drástica no meu trabalho ou em eventuais projetos comerciais que esteja envolvido, mas ligar o f***-se nas minhas aplicações “pessoais” já é um grande passo.