Mano Brown no programa Roda Viva
A próxima segunda-feira (24/09) se transformará num marco dentro da história da TV Brasileira.
Mano Brown (Racionais MCs) estará no centro do Roda Viva, da TV Cultura a partir das 22h40.
Fonte: Bocada Forte
Mano Brown é o maior representante do rap no Brasil. Ele é líder dos Racionais MC’s, um dos grupos mais ouvidos nas periferias.
Formado em São Paulo, em 1988, o grupo já vendeu mais de um milhão de CDs e tem, além de Mano Brown; Ice Blue, Edy Rock e o DJ KL Jay.
O vocalista do Grupo Racionais MC’s diz que a consciência de raça do líder negro americano Malcom X“>Malcom X o fez compreender coisas que estavam ao seu lado e que ele não entendia.
Fonte: Roda Viva na TV Cultura
Vídeo do programa
Mano Brown – RODA VIVA – Parte 01
Mano Brown – RODA VIVA – Parte 02
Ouça o áudio do programa
Infelizmente tem algumas falhas no meio, desculpe.
- Leia a transcrição da entrevista.
Veja ao vivo com o Windows Media PlayerOuça ao vivo com qualquer player (formato asx)- Racionais no YouTube
Agora em novembro o álbum Sobrevivendo no Inferno está fazendo 10 anos, é uma pena que soe tão atual…
Atualmente, com a estagnação do pop/rock nacional (aburguesado e inofensivo) e a praga pagode/axé, os Racionais representam um raro grito rebelde na música popular brasileira […]. Além disso, a banda prega o evangelho e combate o álcool e as drogas. A sua imagem radical se desfaz no palco. O que fica é mais uma mensagem de esperança.
Essa eu não perco, valew pela dica… ra..tatá
Racionais é mais que rap: é poesia, é arte tirada de pedra. Basta ouvir certos trechos de ‘Jesus chorou’, que se irá concluir assim…
A classe média não tem essa noção, porque o preconceito contra gírias e palavrões lhe impede acessar essa arte. É pena.
Basta ouvir certos trechos de ‘Jesus chorou’, que se irá concluir assim…
Relamente foi um marco!!!Um marco da ignorância!!!Uma total decepção esse rapaz….mais alienado do que os playboys que ele critica!
Ufa…até que fim esse rapaz deu uma entrevista, não gostava desse tal de Mano Brown mas foi ele começar a falar percebi que esse rapaz é muito inteligênte.
Passou ter um grande admirador apartir dessa entrevista.
Parabéns Roda Viva pela iniciativa de convidar a esse programa.
Gostei da entrevista. Apenas achei que os jornalistas acharam que iriam estar diante de um lider da juventude que vive nas periferias, e o que se viu e que mano brown fez questão de salientar é que ele é apenas uma pessoa comum, que não tem intenção de ser referência pra ninguém, apenas passando sua mensagem através das músicas que retratam a realidade vivida pelo próprio.
A entrevista foi ótima. O cara passa uma sinceridade no que fala acima do normal. Já era fã… agora sou mais ainda.
Isso ae mano brow saca de mais…e esses reporter ficam querendo tirar ele di tempo…mais nao dao conta nao o cara eh cabeca e saca d maissss…eh noixxx msm vagabundo!!!!!!!!!!NEGO DAMA DE ESTILO… LIDA LOKAAAAAA
Beócio!ele diz que não é referência,que é uma pessoa normal!…imagina um adolecente que ainda está formando uma personalidade vendo esse alienado.
Ele age com racismo com os brancos e classe média e alta,um cara que fala que traficante é comerciante….”Pelo amor de Deus”…..a policia que bate!…a policia só acaba com a baderna que ele chama de show!
Os jornalistas na minha opinião pipocaram ao fazer perguntas.
A esperada entrevista de Mano Brown, mostrou que ele é um fenomeno de mídia, é um artista que escolhe a quem deve dar entrevista, que foi amplamente divulgada e o programa teve audiência elevada.Faltou DIVERSIDADE no quadro de entrevistadores, por esta razão não rendeu melhor, quando ele afirma que traficante é comerciante não concordo, mas também não concordo quando vejo contrabandistas algemados por PRATICA DE CRIMES e a mídia afirma serem empresários.Brown tem 20 anos de carreira e com suas músicas conscientizou jovens da periferia de grandes centros urbanos do Brasil, seu estilo é uma força cultural que mobilizou e deu visibilidade a juventude excluída.Quando respondeu não ser ídolo, foi correto em não aceitar rótulos que a midia impõe, ele é um artista que mobiliza, e talvez não tenha dimensão do alcance do que representa.Quando afirmou que de suas denúncias musicadas, a situação mudou um grão de areia, todos nós sabemos o que ele afirmou.E Mano Brown continua sendo uma voz respeitada.O que queriam que ele afirmasse!Todos nós sabemos qual é a realidade do povo negro e pobre no Brasil, esta é a hipocrisia das análises, queriam que ele afirmasse o que todos nós sabemos e que os dados do IBGE hoje novamente declara o racismo continua sendo a causa da desigualdade neste país.E Brown afirmou em 20 anos mudou um grão de areia.Se a entrevista não foi o que algumas pessoas esperavam é porque os entrevistadores não conseguiram o melhor, exceção a Paulo Lins.E Brown afirmou hoje estão light comigo.Nunca vi perguntarem a muitos artistas que falam errado e cometem gafes qual o nível de educação deles.Chorar ele chora todos os dias quando ve que sua gente é vitima de injustiça.Portanto a entrevista foi de nosso mano Brown, que deveria ter explicado porque não gostou de voltar estudar, teria colaborado com propostas para motivar os jovens a voltar para a escola.Ele sabe que a educação é o caminho para o jovem.A duas diferenças sobre pessoas que falam de racismo, uns sentem na pele e relatam esperiências de injustiças outros imaginam o que seja e escrevem sómente o que acham.Mano Brown esperei que voce falasse sobre o DVD 1000 trutas e 1000 tretas e sobre o belo documentário, não faltará oportunidade.
DESCULPEM O ERRO DE GRAFIA – EXPERIENCIA E NÃO ES…
Pedro Paulo o Mano Brown estava no centro de uma roda de entrevistadores que não tinham nada a ver com o entrevistado, faltou como entrevistador Ferrez, Hapin Hood, e jornalistas que entendem do estilo, ter como entrevistador repórter policial, psicanalista é no minimo inusitado.O grau de consciencia política dele é o mesmo da maioria da população que sequer sabe cantar o hino nacional, não gosta de política (porque não entende).Se o ensino público é um fracasso, se a televisão que é um veículo de comunicação de massa, não colabora com informação para consciência política, o que é que temos como informação?Evidentemente que Mano Brown poderia e estaria colaborando como referência aos que lhe admiram estudar, até porque posicionou-se a favor das cotas.E 20 nos de carreira é tempo suficiente para conscientizar que estudar é necessário para o desenvolvimento humano, e, como artista o conhecimento a educação aprimora seu trabalho, mas a maioria dos artistas não priorizam o estudar, nem incentivam seus admiradores.Sobre Lula e MST foi uma escorregada, a resposta.Sobre a classe média que ouve suas músicas gostei da resposta.E sobre seu idolo maior,na música é estranho porque o citado cantor nunca se posicionou politicamente sobre questões sociais pode estar neste fato a origem de alguns tropeços na entrevista.Todo artista é um pouco (por questões profissionais) ausente da casa, esta pergunta eu considero que foi uma armadilha, já ouvi atletas profissionais afirmarem que ficam ausentes de casa por longos períodos pela profissão.Enfim a roda, rodou.
Podes cré manos os racionais é realmente o melhor grupo
de rap então eles estão de parabens tá ligado !
Adimiro muito a personalidade do Brown, o cara tem ideais, principios, e os defendes, e ñ deixa que o sistema supere suas crenças,outra coisa, é dele ñ se render aos mecanismos do capitalismo,… enfim, suas letras são fortes aliados a trecos poéticos, uma mistura que resulta num som curioso e interessante, onde as vezes é preciso tá interados dos problemas socias para que assim possamos entender o que eles querem passar através de suas letras…além do mais os caras tem uma visão mais amplas dos problemas sociopolitico q estão envolvidos as classes menos favorecidas do nosso país… afinal tem que existir alguém que expôe esses problemas e o racionais de uma forma impolgante demonstra isso, através das suas melodias intrigantes… é isso aí, isso sim que é literalmente a MPB… abraço
a musica dos msm racionais so fala mono a realidade o repe nAo e apologia ao crime seus cusao.
o comentario de mono brow meu ele ja falou tudo mono por riso que o mundo ta ia tenebrozo deixa o repe mono vao cuidar de sua vida se vocêis nAô gosta mono tem quem goste seus cuzÃo o repe aindo vai crecer muito mono agente que e mais quero vre e sua alma seus cuzÃo.falo mono brow.
o rap pelo meu ponto de vista não significa só sofrimento e sim o meio de quem está no fundo do poço procurar leventar a cabeça que não é só ele que sofre e não é porq vc escuta rap vc é um sofredor na vida e sim alguém que tem umildade otimismo faz as coisas valerem a pena e o rap está cada vez mais crescendo no mundo todo pq isso é realidade então irmão não abaixe a cabeça para o seu desafeto.
E o mano brown cada vez mais na mente dos vilões que temos por aí nas ruas de são paulo vagabundo!!!!
admiro todos or irmão e irmãs q curte rap é assim mesmo.
“QUE DEUS ABENÇOE VOCÊS”
essas pessoas que criticam o Brow…não se atemtam que a vida e dura para a mioria…alienados são vcs que não veem a vida como ela é…