Por que o capacete para ciclistas é apenas um boné de isopor sem qualquer poder mágico
Daniel Guth e João Lacerda escreveram um excelente artigo na Folha sobre o uso de capacete por ciclistas. A idéia (tanto lá quanto aqui) não é desencorajar o uso do equipamento, mas combater a frequente idéia de que capacete deveria ser obrigatório para ciclistas. Capacete não é item obrigatório para ciclistas, e nem deve ser.
“Cadê o capacete?”
“Quer exigir direitos sem respeitar os deveres? Cadê o capacete?”
“Você está errado. Está sem capacete!”.
Quem nunca ouviu uma das frases acima é porque nunca pedalou na cidade. O senso comum muitas vezes nos leva a conflitos urbanos que podem culminar em situações extremamente desagradáveis e degradantes, como levar uma fina educativa ou um xingamento de um motorista que se sentiu particularmente confrontado porque você está pedalando sem capacete.
O texto publicado na folha traz excelentes fontes de dados para suportar as afirmações abaixo:
- Uso do capacete não é um item obrigatório pela legislação brasileira
- Ciclistas estão menos expostos a ferimentos e traumas na cabeça do que pedestres, motociclistas e até motoristas de carro
- Obrigar o uso do capacete é a pior forma de promover o uso de bicicleta e produz efeito inverso ao desejado
- Capacetes são inócuos para proteger sua cabeça
- Capacetes e equipamentos de proteção individual desviam a atenção dos problemas reais
- Países com maiores índices de uso de bicicleta têm os mais baixos índices de uso de capacete
- Uso de capacete aumenta o comportamento de risco
- Um capacete salvou minha vida! (será?)
- Usar capacete = levar mais finas!
- Indústria automobilística incorporou, desconfie.
Leia tudo: “Entenda por que o capacete para ciclistas é apenas um boné de isopor sem qualquer poder mágico“.
Artigo perfeito, pena que o cabeçudo do Izzy Nobre @izzynobre não entende, nem no Canadá e nem em Marte capacete tem que ser obrigatório. Ainda assim, eu uso só para evitar chateações com motoristas.
Desculpe o pensamento contrário, mas esses argumentos precisam de um pouco mais de reflexão.
Como ciclista posso afirmar que o capacete é importante. Se é obrigatório ou não, isso é irrelevante. Quem já caiu no trânsito, ou foi atropelado, ou caiu em um buraco numa trilha a 30km/h sabe bem o que acontece.
A natureza da queda é previsível. A cabeça invariavelmente bate no chão. Meus (muitos) amigos acidentados têm basicamente o mesmo trauma. Batida forte da cabeça no chão e braço quebrado, como foi o meu caso e de vários outros que presenciei.
Já quebrei capacete em queda, e não é falácia a sua importância.
Naturalmente que trajetos curtos parecem inofensivos, mas os casos (vários) mostram que há perigo. Como o caso da modelo paulista que morreu quando bateu a cabeça na esquina de casa.
Deve-se ter um pouco mais de maturidade até mesmo para ser contra o sistema. O bom senso tem que ser levado em consideração e o ideal é aprender com a experiência dos outros. Eu aprendi com minha experiência, e foi muito ruim. Cair a 50km/h não é mole, e foram muitas quedas assim.
Li o artigo hoje, depois de ter caído no fim de semana. Imaginei que foi apenas um arranhão, mas ao chegar em casa vi que o capacete estava amassado na nuca. Desnecessário dizer que uma pancada nessa velocidade pode ser mortal.
E não é por causa dos comentários dos motoristas…
Não se chega a 50km/h fazendo ciclismo urbano (ao menos, não deveria), não se “cai em trilha” fazendo ciclismo urbano. Discutir sobre a obrigatoriedade do uso de capacete é altamente relevante. Suas experiências empíricas pessoais e sociais é que são irrelevantes quando confrontadas com estatística.
Abraços.
Olá. Permita-me completar os dados. O ciclismo urbano não chega mesmo a 50km/h. Não deveria. Mas as mortes não acontecem nessa faixa. Pelo contrário. Falando sobre estatísticas, temos no DF 550 mortes em 11 anos, segundo o Detran. É um número impressionante. Temos, há uma década, 1 morte por semana. No Brasil temos perto de 1500 mortes por ano (DATASUS). No geral, não são meus amigos ciclistas que morrem. São, infelizmente, os trabalhadores que sobem a EPTG de manhã na barra-forte. Sem capacete.
Esse número é muito grave. Verificando os números da Dinamarca, citada no Uol, são 50 mortes/ano. Veja que a discrepância merece atenção. A violência a que estamos submetidos aqui não pode ser comparada a nada no mundo. Por isso, o capacete não resolverá, mesmo que obrigado, o problema das mortes, mas não podemos ignorar que a maior causa de óbito é trauma craniano, porque um bracinho quebrado é tranquilo. Sobre a obrigatoriedade, certamente é relevante a discussão. Aliás, tem pouca coisa obrigatório que faz sentido no Brasil.
Mas vou registrar minha surpresa. Perdemos uma oportunidade de discutir um assunto significativo. Você, que é uma mente brilhante na tecnologia, marketing e empreendedorismo, e eu, que te trouxe um contraditório razoável para um texto polêmico, que mereceria ao menos ser analisado por 2 lados (no mínimo).
Quando você diz que minha experiência é irrelevante, desculpe, mas é uma resposta despreporcional e grosseira. Um ataque desnecessário a alguém que veio prestigiar seu site, mais ainda, o site de alguém que admirava.
Concordo. Minha pior queda foi em baixa velocidade. Bati forte a cabeça ao cair na vertical e ouvi um barulho estrondoso do impacto do meu crânio com o asfalto. Fiquei com uma pequena “folga” no ombro direito que dividiu o impacto com a cabeça. Ate hoje, mais de 7 anos depois, o ombro não está 100%. Sei que poderia ter morrido. Mas seria muito diferente se eu usasse capacete na época.
Pergunte a um especialista em traumatologia o que ele sabe sobre o que uma pancada, ainda que leve, pode fazer com a cabeça dum indivíduo e você talvez decida imediatamente adquirir um capacete. Minha opinião é que estatísticas não farão diferença quando for a sua cabeça batendo contra o asfalto, terra, pedras, parede, portamala, parachoque etc :-)
Altamente grosseiro, e imaturo, não dá para acreditar que alguém que se dispõe a escrever em blog responda a um visitante desta forma…
Obrigar nunca é a solução.
Acho o capacete importante em uso urbano pois mesmo em baixa velocidade ao cair, ser atropelado, a pancada na cabeça pode ser grande. O que ocorre é que esses capacetes não protegem a contento.
O que deve ser dicutido é as consequências de um trauma na cabeça,por mais leve que seja elas sao imprevisiveis.Bati a cabeça em uma queda (nao foi de baik)e depois de dois anos ainda sofro as consequêcias. Portanto nao dispenso o capaçete, a cabeça é nosso maior patrimonio
If they don’t pay, the us government doesn’t get the revenue, therefore, they want a person to collect that cash for them, thus,
doing their job on their behalf. Ask for their
physical office address – be leery of contractors who have only a P.
Adding interior planning might be quickly done
with paint jobs and allows you to custom decorate any room.
Investment in gold is regarded as the very best because of the following reasons namely; it cannot be manufactured valueless like paper currencies, shares of companies, insurance schemes
etc. Think about it – before your children arrived to your daily life, had you been not there first.
We will pinpoint the traffic driving service which, if done right, can be very good for
you as the company, in addition to your customers, which can turn into regular clients, as they are a fact of life by using these an online business.
Those of us who hung in from the recession are left to pick up
the pieces and accommodate new means of doing work that enable us
being profitable (who’d have guessed we had arrived in operation to
generate a profit. Maintenance on the properties is important when trying to face out
from your competition. Walking down Roncesvalles Avenue posseses an organic feel that both delights area residents
and visitors alike, who leisurely stroll along the streets
for outings with your family or perhaps a reason just
to walk the dog.
But, with that in mind, in most cases, so long as you
do your research in your initial apartment search, you’re much
more likely planning to enjoy your apartment experience without noisy neighbors.
Lots which can be situated at the end of the row or that are situated alone could be the ideal.
A table with wings works great in apartments, especially if you like to have company over.
Nowadays countless house owners ever have a great
time gardening and they additionally desire to hang about being
placed in their own personal backyard garden. So, you need
to develop and behave like an adult and repent through the foolishness of inferior thinking.
You have to pay an estimated amount for the land, construction, furnishing, interior
and exterior designs, broker fees, and numerous insurance policies you do not even need.
Um artigo simplista, e um tanto quanto simplório , e pior, sem nenhum argumento materializado. Sou ciclista, e amante do ciclismo , tomei vários tombos, e um que me marcou muito, pois se não estivesse municiado do capacete, talvez não estaria escrevendo esse depoimento, tanto que o joguei fora.Portanto use o capacete, pois meu argumento é pratico, e não de achismo irrelevante, um tanto quanto grosseiro!!
Um artigo simplista, e um tanto quanto simplório , e pior, sem nenhum argumento materializado. Sou ciclista, e amante do ciclismo , tomei vários tombos, e um que me marcou muito, pois se não estivesse municiado do capacete, talvez não estaria escrevendo esse depoimento, tanto que o joguei fora.Portanto use o capacete, pois meu argumento é pratico, e não de achismo irrelevante, um tanto quanto grosseiro!!
O capacete só protege pra quem cair de ponta cabeça !😂
Parabéns. Esse é um dos textos mais imbecis que já li na vida.
Usar capacete é mais desconfortável que não usar? É. Mas ninguém usa equipamento de proteção por conforto ou estilo.
Só quem já caiu de bicicleta sabe o quanto vale a pena pagar 50 reais em EPI de entrada.
Se vc já pegou um capacete de ciclismo, já sabe que é apenas um acessório pra te fazer gastar. Não protege nada e só atrapalha. Mas como o brasileiro adora se mostrar, além de ser o povo mais fácil de manipular, a moda, sim, moda aqui colou.
Que artigo merda, santo Deus….
Nombre de candidats hommes : 3 0.4 = 1.2 soit 1 homme.
من این پیغام را خواندم و می توانم این نبا را به اشخاص دیگر حزن پیشنهاد کنم