Transparência Internacional: Índice de Percepção da Corrupção de 2021 aponta mau desempenho do Brasil
Desde meados de 2021 eu tenho servido voluntariamente como Presidente do Conselho de Administração da ONG Transparência Internacional, Brasil. Divulgamos o Índice de Percepção da Corrupção (IPC 2021), considerado o principal indicador de corrupção no mundo. O Brasil segue mal avaliado, caímos duas posições e agora ocupamos a 96ª colocação entre os 180 países e territórios avaliados.
Veja na imprensa
- Globo – Jornal Nacional: Brasil ficou em 96° lugar entre 180 países em percepção de corrupção
- Estadão: Brasil regride, cai duas posições e fica em 96º lugar no ranking de corrupção da Transparência Internacional
- Poder 360: Brasil cai em ranking mundial de percepção de corrupção.
O Índice de Percepção da Corrupção é o principal indicador de corrupção do mundo. Produzido pela Transparência Internacional desde 1995, ele avalia 180 países e territórios e os atribui notas em uma escala entre 0 e 100. Quanto maior a nota, maior é a percepção de integridade do país. Neste relatório o Brasil alcançou apenas 38 pontos, mesma nota obtida no ano anterior, mas caiu duas posições e agora ocupa a 96ª colocação entre os 180 países e territórios avaliados.
O índice é a referência mais utilizada no planeta por tomadores de decisão dos setores público e privado para avaliação de riscos e planejamento de suas ações. Em 2021, o IPC destaca a relação entre corrupção e abuso de direitos humanos. Como mostra o relatório deste ano, países percebidos como altamente corruptos têm maior probabilidade de reduzir seu espaço cívico e democrático e atacar direitos da população.
O desempenho ruim do Brasil este ano o coloca mais uma vez abaixo da média global, de 43 pontos, mas também abaixo da média dos BRICS (39 pontos), da média regional para a América Latina e o Caribe (41 pontos) e ainda mais distante da média dos países do G20 (54 pontos) e da OCDE (66 pontos).
As melhores notas foram atribuídas a Dinamarca, Finlândia e Nova Zelândia (os três com 88 pontos) e Noruega, Singapura e Suécia (os três com 85 pontos). No extremo oposto, os países com as piores avaliações pelo IPC foram Venezuela (14), Somália e Síria (ambos com 13) e Sudão do Sul (11).
Elaborado desde 1995, o IPC é composto por 13 pesquisas e avaliações de especialistas, produzidas por instituições reconhecidas internacionalmente. Para desenvolver o IPC, a Transparência Internacional compila anualmente os resultados de perguntas destas pesquisas, que dizem respeito à percepção da corrupção no setor público dos países em diferentes aspectos. No caso do Brasil, o resultado teve como fonte oito destas pesquisas.
Para ver o relatório completo do IPC 2021 e a Retrospectiva Brasil 2021, acesse o site oficial do IPC 2021.
Sobre a Transparência Internacional
A Transparência Internacional é um movimento global com um mesmo propósito: construir um mundo em que governos, empresas e o cotidiano das pessoas estejam livres da corrupção. Atuamos no Brasil no apoio e mobilização de grupos locais de combate à corrupção, produção de conhecimento, conscientização e comprometimento de governos, empresas e cidadãos com as melhores práticas globais de transparência e integridade, entre outras atividades. A presença global da TI nos permite defender iniciativas e legislações contra a corrupção e que entes públicos e privados efetivamente se submetam a elas. Nossa rede também significa colaboração e inovação, o que nos dá condições privilegiadas para desenvolver e testar novas soluções anticorrupção.
Parabéns Marco Gomes por sua carreira.
Que trabalho bacana e importante que você faz com esse trabalho voluntário como Presidente do Conselho de Administração da ONG Transparência Internacional, Brasil. 👏👏👏
Que bom que os dados tem nos apontado caminhos para melhorar nossa sociedade, espero que cada vez mais, as decisões que impactam o coletivo, sejam tomadas com base em informações, em fatos auditáveis, verdadeiros, validados e que consigamos efetivamente implantar efetivamente na sociedade, que vire o padrão nas tomadas de decisão polítcas, sociais, culturais, etc. Mesmo com todos os possíveis vieses.
\o/ Marco e parabéns.
Comunista que fundou empresa e mora em NY. Seria cômico se não fosse trágico.
O nome da sua doença é microsefalia? Deixa o cara em paz.
Precisa atualizar o indice da corrupção agora em 2024, com amor fica mais bonito!