Você só precisa do apoio dos blogs

Se você está fazendo um projeto pra Web e pensa em investir em publicidade em veículos mainstream, pare e pense um pouco.

De acordo com minha experiência pessoal, você não precisa da aprovação da mídia de massa logo no início do seu projeto. Se você quer que as pessoas conheçam seu produto, insira-se nos blogs.

É assim: centenas de blogs falam do seu produto, os jornalistas espertos ficam sabendo através dos blogs, os jornalistas menos espertos ficam sabendo através dos jornalistas mais espertos. Por consequência os empresários e investidores ficam sabendo por conta dos jornalistas e você se deu bem. Com o tempo os jornalistas param de falar, mas os blogs continuam pois são muitos, outro jornalista descobre seu produto, reiniciando o ciclo.

Se você deixa os blogs de lado perde a garantia de persistência do buzz, os jornalistas falam porque você enviou e-mails mostrando seu produto, mas logo esquecem-no, e sua criação cai no limbo. Pense nos blogs como pessoas, se você tem as pessoas ao seu favor, será difícil ser esquecido.

Pra conseguir se manter nos blogs, algumas medidas podem ser tomadas:

  1. Esteja pessoalmente inserido na comunidade blogueira.
  2. Seja simpático, não engane os blogueiros ou seja ignorante com quem critica seu produto, por mais que seja um troll, seja paciente.
  3. Atualize sempre pras pessoas terem o que falar em seus posts.
  4. Ouça música, isso não vai garantir seu sucesso, mas se tudo der errado você ainda vai poder falar que se divertiu ouvindo uma sonzeira noite adentro ;)
  5. Comente pessoalmente o máximo de posts sobre seu produto que puder. Um simples muito obrigado pelo apoio faz a pessoa pensar Nossa! O criador do produto veio aqui no meu blog!, é como se você fizesse uma visita à casa do blogueiro pra tomar um suco às três da tarde de sábado.
  6. Responda os e-mails enviados por usuários prontamente, e seja sincero, não dê respostas prontas.
  7. Você está falando com pessoas, não use, em hipótese alguma, linguagem corporativa.
  8. Nem pense em propor pagamento por análises positivas, somente um idiota tentaria isso, bons blogueiros não vendem sua opinião.
  9. Ofereça seu produto de graça ao blogueiro.
  10. Pergunte, por e-mail, o que ele acha do mais recente recurso que vocês acabaram de lançar.
  11. Se puder, proponha a compra de espaço publicitário no layout dele. Ao colocar seu anúncio no layout ele provavelmente vai avisar aos leitores, pronto, você acaba de ganhar um post só sobre o seu produto.

Num futuro próximo eu pretendo escrever mais a respeito, sei que posso dar dicas muito úteis pra quem ainda não passou por isso. Eu aprendi na marra, batendo cabeça, posso evitar que outras pessoas cometam os mesmos erros.

Poder às pessoas!