Larguem a década perdida!

Os anos 80 estão na moda, já lí esta frase em várias fontes diferentes e me convenci, é verdade, sempre associada ao já chavão slogan lembre-se desta década mais que charmosa. Só que eu não vivi os anos 80! Sou de 1986, e, em nome de toda uma geração nascida de 85 a 92 venho expressar nossa indignação e revolta frente a tão preconceituosa situação dos menos favorecidos no quesito idade.

Porém, aprendi em livros sobre política e manipulação de massas, que a maneira mais fácil de se tirar algo do povo é dando algo semelhante em troca. Logo, eu não vou simplesmente dizer para o Brasil deixar de idolatrar a década perdida, vou propor outra moda, para todos ficarmos felizes! Lanço agora o:

Manifesto pró-noventa!

Os anos noventa foram lindos! Ninguém pode negar isto.

Na economia, tivemos o controle da inflação, paramos de contar dinheiro de balinhas em milhares de Cruzeiros/Cruzados/Cruzeiros Novos, conseguimos parar de comprar pneus recapados e passaram a surgir carros e motos zero KM nas ruas. Ficou mais fácil viajar de avião e ninguém precisava vender a mãe para passar férias na Europa ou nos Estados Unidos.

Cinema

Assistimos boquiabertos a revolução da computação gráfica, começando com Exterminador do Futuro II, e terminando com Matrix. Tivemos também os clássicos filmes de treinador de times de baseball, basketball e football. E o terror adolescente! Pânico, Eu sei o que vocês fizeram no verão passado e dezenas de similares pipocaram nas telonas (chavão proposital). Dos porradeiros não se pode nunca esquecer, Steven Seagal[bb], Dolph Lundgren, Brandon Lee, Jet Lee[bb], Jackie Chan[bb] e muitos outros quebraram e mataram tudo que se mexia (exceto as mulheres gatas que eles sempre catam nesses filmes).

Música

Nestes parágrafos não posso, nem querendo, escrever tudo o que foi marcante na Década do Renascimento. Pra começar, agradeço à Deus pela morte de bandas horríveis como Capital Inicial, Legião Urbana, Engenheiros do Hawaii, RPM e tantas outras, algumas dessas infelizmente ressurgem após o ano 2000.

Temos a ascensão do Guns ‘n Roses, a banda que parou de contar os lucros de seu álbum Use Your Illusion quando o lucro deste passou dos 200 milhões de dólares. O sucesso relâmpago dos Mamonas Assassinas e Virgulóides e a afirmação do rock como arte e merecedor de admiração dos intelectualódes. Surgiram O Rappa, Jamiroquai, todos do Mangue Beat.

O surgimento do pop-mulher-gata das Spice Girls, Brithnéia, Christina Agulera, ex-banda da Beyoncè que eu nem me lembro o nome. Temos também os Backstreet Boys, Hanson, Five, N’Sync, KLBichas, Braga Boys, Venga Boys, Ace of Base e o inesquecível Euro Dance! Quem não se lembra de Piii-pa-pa-pa-ro-pô pa-pa-pa-ro-pô (…) ou Don’t wanna short dick man.

O movimento Hip-Hop se firmou aqui no Brasil e passamos a conhecer 2Pac[bb], Eminem[bb], Dr. Dre, entre outros, com isso, estouraram também os nacionais Gabriel o Pensador, Racionais MC’s, Happi’n Hood, Pavilhão 9, Planet Hemp, Xis, Mv Bill[bb], Câmbio Negro, Alibi, Dj Jamaica, Consciência X Atual, Guind’Art 121, Apocalipse 16, RZO, Sabotage.

Esporte

Perdemos o grande Senna, ganhamos uma copa do mundo após vinte e tantos anos, nos saímos muito bem nas olimpíadas, vimos o último título de Brasileirão do Flamengo (1992), um mundial do Grêmio (eu acho, sou horrível com dados futebolísticos), vários mundiais de areia e quadra, vários “melhor jogador do mundo” e vimos o Bebeto e o Romário jogarem juntos, isso é impagável.

Entretenimento geral

TV Colosso, seriado da fada Bella, Cavaleiros do Zodíaco[bb], Yu-Yu Hakusho, Super Nintendo, Mega Drive, Sonic, Mario World, Mario Kart, Drangon Ball, Dragon Ball Z, PlayStation, Jô Soares onze e meia;, NBA Jam, Mortal Kombat, PC 486, popularização da Internet e da World Wide Web, chats do UOL, IRC, ICQ, Intel Pentium, Star Craft, Patins In Line, Skate[bb], BMX, X-Games. Ufa! Precisa dizer mais alguma coisa?

Considerações finais

Eu sei que ao ler este texto você pensou em muitas coisas que estão faltando, foi tudo o que pude fazer em 40 minutos. Ajude você também a dizimar o vício nos anos 80 – mochila da Company? Tênis Redley sem cadarço? Ombreiras? Cabelo de Chitãozinho e Chororó[bb]? Quanto mal gosto! -, basta colocar nos comentários o que você acha que está faltando! E até a revisão!