Review do 10º Encontro Nacional de Web Design
Vamos à um resumo do 10º Encontro Nacional de Webdesign. Antes de qualquer coisa, entre na página das palestras do site oficial e leia sobre os temas e palestrantes.
- Palestra 1: Software Livre e PSL-Brasil, Diego Viégas – Coordenador Geral de Modernização e Informática – Ministério das Cidades
- Como eu disse após a apresentação, não é exatamente fácil fazer uma palestra super excitante para falar de Software Livre e PSL-Brasil.
- O maior problema, na minha opinião, foi que a projeção no telão se resumiu a texto puro e alguns gráficos. O Diego estava com um laptop rodando Debian e Gnome, deveria ter mostrado softwares ligados à Webdesign funcionando, deveria ter sido mais experimental e menos teórico.
- Ele fez muito bem em não se mostrar extremista, destacando a crença da comunidade que o software proprietário não precisa desaparecer e que é possível que os dois modelos co-existam em harmonia.
- A palestra foi bastante esclarecedora e cumpriu seu propósito, que era explicar afinal o que é o Software Livre.
- Palestra 2: Propaganda Interativa – até onde vai a Internet?, Raphael Vasconcellos – AgênciaClick Brasília
- O grande momento do dia, o Rafa arrebentou! E não estou falando isso porque ele é Diretor de Criação e Planejamento da AgênciaClick, ele sempre age como nosso amigo, não teria receio em apontar defeitos em sua apresentação.
- No telão foram mostrados imagens, texto, animações e, principalmente, vídeos, muitos vídeos.
- Foi discutido como pode ser feita propaganda (realmente) interativa na Web, foram mostrados cases de várias agências, nacionais e internacionais, foram mostrados também cases da AgênciaClick (óbvio).
- Entre outros cases da AgênciaClick foram mostrados o do Stilo Connect e o da Brasil Telecom GSM que o Fábio Assunção ligava para o celular de um amigo/amiga.
- Entre outros cases de outras agências foram mostrados Subservient Chicken e Super Bonder Reality Show.
- A apresentação foi descontraída e informal, como uma conversa ao pé do monitor, com certeza a melhor do dia, valeu muito mais que o valor da inscrição.
- Palestra 3: Web Standards, Everaldo Bechara – iLearn
- Aí está um campo minado para fazer palestras… Tem como falar bem de código tag soup e layout baseado em tabelas? Não. Quem não conhece o assunto talvez tenha pensado: esse cara só fala bem de Web Standards e tableless, e só destrói o lindo método que eu faço meus sites a 7 anos! Que cara mais imparcial! É como eu já disse: Campo Minado!
- Além da dificuldade natural do tema, o palestrante ainda dificultou, projetando texto puro e alguns poucos screenshots de páginas Web. Incrivelmente monótono.
- Como foi discutido depois, faltaram comparações entre layouts e códigos de páginas tableless e não tableless, simulações de páginas Web Standard acessadas com dispositivos alternativos e instruções de montagem de páginas que seguem os padrões.
- A palestra foi bastante focada em acessibilidade, tanto para portadores de necessidades especiais quanto para não portadores dessas necessidades. Mas não houve nenhum tipo de demonstração, apenas teoria (exatamente o contrário do aconselhável para o evento). Outros focos de atenção especial foram a economia do consumo da banda de transferência e universalidade dos formatos padrão, como XML e XHTML.
- A palestra foi boa, pórém, poderia ter sido BEM melhor. Acho que faltou um pouco de informalidade e mais demonstrações de que os tais Padrões Web não são nada do mal.
- Palestra 4: Flash, RIA, Workflow de projetos e dispositivos móveis, Vladimir Nunan – Macromedia
- Já vi algumas palestras do Vladmir e com certeza esta foi muito abaixo do nível das anteriores, ele estava num dia ruim, com certeza.
- Até agora alguns que assistiram a palestra devem estar meio confusos, entre outras incongruências, ele disse que o Flash é difícil e que HTML é ruim.
- Tinha um papagaio de pirata ao lado dele que foi apelidado de Catatau, ele foi apontar no telão onde estava aparecendo uma informação em um certo aplicativo que deveria ter interface intuitiva, pra quê apontar onde está algo em uma interface intuitiva? Além disso ele parou a apresentação bem no meio, para mostrar certos jogos que ele tinha feito, mas sem explicar nada, só mostrando que é possível fazer joguinhos em Flash.
- No último iSeminar a melhor apresentação foi a do Vladimir, dessa vez foi a única que não foi boa, totalmente confusa. Quem o viu pela primeira vez agora deve estar com uma imagem totalmente errônea da competência dele como profissional e construtor da Web, afinal, ele é super competente e eu sei disso, mas dessa vez bateu trave e saiu pela linha de fundo.
- Palestra 5: Mesa redonda com os palestrantes
- A mesa redonda foi bastante produtiva e instrutiva, poderia ter durado mais tempo.
- As perguntas da platéia foram bastante pertinentes e o respeito mútuo dos participantes da mesa foi exemplar, eu achei que iria voar penas, que nada, foi algo totalmente respeitoso e exemplar, por isso eu achei que deveria ter durado mais.
- Destaques para o reconhecimento da importância do Flash da parte do professor Everaldo Bechara (Web Standards) e do reconhecimento do poder do HTML por parte parte do Vladimir Nunam (Flash e RIA).
- Diego Viégas (Software Livre) comentou sobre o péssimo momento político que o SL está passando no Brasil, com a saída do Sérgio Amadeu do ITI.
- Foi interessante também a pergunta do mesmo Diego para o Rafa:
O que você acha dos bloqueios que se pode fazer aos meios de propaganda convencional na Web, como banners e pop-ups?
* O Rafa discorreu sobre a filosofia da AgênciaClick de que a propaganda na Web não é só banner e pop-up e o quanto é dificil colocar informação em um espaço tão pequeno quanto os 468 x 60 pixels do fullbanner. Quando o Diego estava achando que nao ia ouvir uma resposta coerente, o Rafa fechou com a declaração do dia:Eu vou achar é bom caso isso tudo seja 100% bloqueado algum dia, vai me obrigar a buscar outros meios de chegar ao usuário para vender o produto/serviço do meu cliente.
*
O pessoal da área de Interface da AgênciaClick compareceu em peso e a Arquitetura da Informação, Engenharia e Design também estavam representados, fechamos uma fileira do auditório. Encontrei muita gente legal por lá, entre eles o Newton Vagner (que me impressionou pela juventude) e o grande Fabricio Art (que já deveria ter entrado no mercado de Web faz tempo!).
Parabéns a Artecom e a todos os parceiros pela realização do evento. Eles estão ajudando a tornar o desenvolvedor de Websites um profissional mais respeitado.
* Adaptado, recuperado da memória.
“E galera, só pra ilustrar, meu nome não é catatau!”
GHAauhahuahUauhuh Igualzinho o Catatau!
Quem foi o gênio do comment? Art?
Fala Marco. Gostei das suas idéias sobre as palestras. Também acho que o Bechara é muito técnico e pouco prático. Parecia que ele estava falando com clientes, e não com desenvolvedores. Poderia ter sido pelo menos um pouco prático e não exclusivamente teórico.
O Vladimir parecia distante. Ele fez a mesma palestra do ISeminar (resumida), e não gostei também.
O Diego fez o que se propôs. Mostrar as diferenças entre os tipos de software (livre, código aberto, comercial). Achei a palestra um pouco fora do foco do evento. Seria mais interessante algo sobre teoria de design, ou algo assim.
O Raphael dispensou comentários. :).
Vc achava que eu era um senhor de 40 anos? heheheh. É isso aí, ia escrever um post desses lá no meu blog, mas acho que só vou linkar aqui pro seu! :D.
um abraço.
É Newton, seu nome e estilo de design do website me trazia a mente um cara no meio dos 30.
Que bom que você concorda comigo, é bom saber que não serei apedrejado sozinho caso muitos discordem de mim. :-)
Pois eh.. sabe que eu acho complicado fazer palestra muito divertida/animada? Rola uma certa dificuldade pessoal neste sentido. Além disso, falando de software livre, as piadas sempre são oriundas de falar mal de software proprietário ou do Bill Gates, o que eu acho que é uma besteira total. Você não precisa rir do inimigo para humilhá-lo, eheheh. :]
Sobre o tema, eu também achei que não tinha muita relação com o evento, mas foi o que o pessoal da organização que pediu, falar sobre software livre e PSL. Até pensei em mostrar programas ou coisa assim, mas como web design não é minha praia, preferi não ir por aí.
Valeu pelos comentários,
Abraço, Diego.
“E só pra acrescentar, galera, eu acho os efeitos 3d muito legais, mas são imagens, não são 3d 3d reais mesmo, são imagens.. você exporta do 3dstudio e ‘joga’ no photoshop, trata as imagens, não são imagens 3d. Quando você está jogando um jogo, o computador desenha cada vetor e gera a imagem 3d, que não é imagem[..]”
Vai entender o q o pessoal do evento quer tbm não acehi muito haver PSL com Web Design mas tudo bem, Vladmir nem se fala parece outro nada a ver com o vlad do iseminar de 1 ano atras (nao particupei do ultimo) Bechara (é assim?) teorico e nada pratico, mas como vc disse campo minado! Rafa mando bem adorei discontraido, animado e com foco no assunto, sem contar q quebro a barreira entre apresentador e espectador. Alias quando o blog dele vai funcionar? Catatau é 3ds Max! dã! Adorei a parte q me toca rs vlws
puts nem conheci o newton =/ alias nao conheci ninguem…
Art, o blog do Rafa está funcionando. http://www.propagandainterativa.blogspot.com/
textos pequenos justificados
são muitos feios..
mas 3d no flash é possível, basta ter paciência pra criar
Eu gosto de textos longos justificados, então ofato de textos pequenos serem feios [e um preço a se pagar.
E 3D no Flash é estranho e INFINITAMENTE pesado!
Veja só seu exemplo da cabeça ou “teapot”, tenho um Pentium 4 de 3,2 GHz e o troço está com uma taxa de quadros ínfima, tente fazer um jogo e verá que merda vc vai ter.
Quem sabe algum dia o Flash implemente uma engine 3D realmente útil, já teremos uma de texto bem legal na versão 8 né? 3D de verdade da v.10, quem sabe?
blé, eu tinha comentado uns trens aqui mas seu blog apagou.
Gostei do texto, concordo com tudo.
Beijo!
Não ponha a culpa no sistema menina, hehe.
Comenta novamente? A participação feminina aqui é tão pequena, preciso cuidar das poucas que tenho.
Tão pequena? acho q é a primeira heheh (nossa to parecendo um fanatico q sabe tudo q acontece no blog, inclusive quem posta) vlws
Ah muleque, vc sabe que é dos mais antigos aqui no blog! Se ele não chamasse “marcogomes.com” eu até te convidaria para postar…
como eu disse..
paciência
e assim que tiver jobless vou fazer meus testes da engine em flash8.. promete ser bem rápido
Se continuar na Click NUNCA ficará jobless
opa
quem está jobless mesmo? seria eu?
Tá, avisarei isso para a nossa coordenadora…
..
deixa pra la
Trabalhos muito legais nesse site…
Agência Box – Design e Comunicação
http://www.agenciabox.com.br
eu queria sabe passo a passo como por comentarios,anmações,fotos,barras abrindo sobre outras tela.
vc poderia me ajudar a montar um blogger se vc puder manda uma mensagens para mim ainda hoje
grata:jessica obrigado