Idéias soltas acham dono
A importância de fazer e não ficar só “tendo idéias”.
Certa vez Raphael Vasconcellos, meu amigo que viu a criação da boo-box, me falou numa reunião em que discutíamos idéias: Quando uma idéia sai da sua boca, ela fica solta por aí. Se você não executá-la logo, ela vai achar alguém que execute.
Com isso em mente, continue lendo.
E-mail meu pro CrisDias em 2007-03-15:
Assunto: Eu tava pensando (vishhh lá vem merda)
Mensagem: Então, minhas novas paixões são as bibliotecas JS, principalmente a JQuery.Já pensou como seria legal disponibilizar todas num único web server? Tipo, muitos desenvolvedores incluiriam em suas páginas a JQuery, Prototype, Mochikit, Dojo, YUI etc do mesmo web server. Assim, os visitantes cacheariam a biblioteca de um único lugar, melhorando o “tempo de carga” de qualquer site que use a biblioteca do Unique Web Server (nome provisorio).
Não estou falando pra vc fazer isso no Vilago ou coisa assim, só estou perguntando, pra um especialista em servers, se isso seria legal.
<brainstorm>
Pensando bem você poderia oferecer isso como um “serviço Vilago”, por exemplo, pra todo mundo da sua “rede” usar o mesmo lugar, mas liberando pra clientes “não Vilago” também, pra mostrar “como o Vilago é legal”.
</brainstorm>
A AJAX Libraries API é uma arquitetura de carga e rede de distribuição de conteúdo para as bibliotecas JavaScript open source mais populares. Usando o método google.load() da Google AJAX API Loader, sua aplicação tem acesso global e de alta velocidade para uma lista das mais populares bibliotecas JavaScript open source.
Fonte: Announcing AJAX Libraries API: Speed up your Ajax apps with Google’s infrastructure
Site oficial: AJAX Libraries API
Pra quem não entendeu nada por não ser programador, eu explico: É exatamente a mesma coisa, com os mesmos objetivos. Eu só “tive uma idéia”, eles implementaram…
Marco Gomes Failed ¬¬
Haha, isso acontece direto comigo também.
De vez em quando tenho uma idéia “brilhante” depois de um tempo vejo alguém implementando ai eu penso: “-puta merda, era viável, as pessoas tem interesse por isto, …”.
Por isso agora peguei uma dessas idéias (ponja) e resolvi implementar pra não ver os outros implementando a “minha” idéia!! hehe
Prometo realizar mais e mais e mais estudos sobre o Subconsciente coletivo !!!!!
Cara, eu pensei nisso 20 minutos antes de ler o seu post. Sério.
A minha teoria é de que pessoas trabalhando na mesma área tendem a ter os mesmos desejos: “seria tão legal se…”.
Falta alguém com tempo livre pra transformar esse “seria tão legal se…” em algo concreto.
Poxa, quando li isso a primeira coisa que pensei foi “como que eu não pensei nisso antes!” uHuhAuaHa
Muito legal a iniciativa da Google, e a idéia realmente é brilhante!
[]’s
Não esquenta não: essas coisas são normais. Eu implementei em 1999-2000 (no Auge do WebTrends) um tracker que gerava relatórios estatísticos casando dados de acesso realtime com estatísticas acumuladas em cubos DW.
O kernel da idéia era o mesmo que o Google Analytics usava quando lançado. Eu contava as estatísticas colocando um JS no servidor casado com um “.gif” de 1×1 pixels para coletar as informações do cliente, gerando requisições num servidor fora da aplicação. É lógico que o Google Analytics é mais aprimorado, mas o cerne da idéia é o mesmo.
Quando apresentei para a direção de tecnologia da matriz da empresa que eu trabalhava (em São Paulo, 2001), o pessoal disse que a idéia era inviável e que aquilo nunca iria funcionar de jeito nenhum, me ridicularizando perante a diretoria de Brasília, que tinha visto o produto funcionando e acreditava nele. Não tiveram peito para contestar o WebTrends que era um titã e que hoje ninguém ouve mais falar, porque era um produto/idéia ruim.
Até hoje esse sistema está em uso em uma parte dos clientes que foi implantado há sete anos. Funciona bem, e rápido e gera dados confiáveis (na época eu fiz auditorias batendo dados com os logs https dos servers). Esses clientes tão sendo atendidos por outros fornecedores, mas ainda não mudaram a ferramenta.
Resumo da ópera: Não basta só implementar a idéia que teve. É apenas um bom passo. Precisa ainda de mais coisas para levá-las para frente, principalmente em escala global, como você tá fazendo. Uma delas é suporte financeiro, outra é reputação, outra credibilidade e as outras eu ainda tô tentando descobrir (rs). Abraços…
Cara mais vc mandou esse email pra ele do gmail? será q eles não rastrearam e descobriram a ideia!? eu achei mta conhecidencia isso viu…
pedrão!
Só pra saber: por um acaso você usou o GMAIL para enviar essa idéia pro CrisDias, usou? :P
@graveheart: Sim, usei o Gmail pra enviar a idéia pro Cris XD
FAIL
Que merda em batma =/ mas já testasse o lance do google? vingou mesmo? =P
Já passei pelo mesmo dilema. Sempre falta tempo, pessoas que não acham a idéia boa, falta de apoio… Mas se não meter a cara e fazer acontecer… outros fazem.
Se pudesse patentiar idéia. (risos).
*acho q o Google pegou sua idéia pelo Gmail mesmo. rsrs
Grande abraço;
A google também já “roubou” uma idéia minha. =D Cuidado com o gmail, gtalk da vida haha!!!
Eu fico um pouco assustado com este nivel de dependencia… Uma library decente de js tem menos de 10K, pq nao carrega-la de novo?
É verdade. Isto acontece com muita gente. O problema é que nem sempre se tem a infra para viabilizar a idéia.
Mesmo com você lançando esse serviço e o Google lançando isso um ano depois, qual você acha que seria mais utilizado. Mesmo que seu serviço fosse bem conhecido, provavelmente a do Google, isso se você tivesse infra-estrutura suficiente para aguentar rodar esse serviço, caso ele seja utilizado e aí sim pensar em competir com alguém.
Fábricio,
não é dependência. É uma certa exigência do mercado, já que hoje em dia você abre várias abas carregando várias coisas e muita gente acessa determinados sites que precisam ter ser carregados rapidamente e ao mesmo tempo querem minimizar gastos, já que custa caro ter muito acessos. Ex.: 10k*100000 pageviews/dia * 30 dias = 30 GB de banda! E se falassemos de 1mi pageviews/dia? São 300 Gb / mês. Fora os problema de acessos simultâneos que, com certeza, o Google resolverá melhor que você.
Fabricio,
só corrigindo. A versão do jQuery “minificada” tem 50k, então no exemplo acima teriamos 150GB e 1500 GB respectivamente.
@Lucas
Note que no meu primeiro comentario eu disse “Uma library *decente* de js”. ;)
Nao que a JQuery nao seja, 50K é relativamente enxuto até (um mootools com as essenciais tem 20k), o fato é, se para o seu site, 1500GB/mes é um problema (apesar de ser o tipo de problema bom de ter) talvez o proprio uso de libraries de javascript tenha de ser repensado.
Fabricio,
Dependência essa que você concorda em fazer ou não. Você também não depende de um SO específico para usar o computador? E se ele falhar, vai instalar outro SO ou até mesmo criar o seu?
Se um dia, eventualmente este arquivo falhar ou não ficar disponível, cai por água abaixo esse serviço do Google. Por quê? Porque como vários sites irão usar (supondo que isto aconteça, é claro), vários sites irão falhar ou ficar temporariamente fora do ar. Uns até bastante tempo, pois nem sempre há um webmaster 24/7. Provavelmente alguns serviços como WordPress e outros, supondo que usarão esse serviço do Google, não irão funcionar corretamente, ficando indisponíveis ou algo assim, mesmo que por pouco tempo.
Então, o que irá acontecer é que se esse serviço não for ótimo, simplesmente ele não será utilizado. Inclua o fato de que seu host pode falhar e assim também o host do Google. A chances de sua biblioteca ser carregada e seu site falhar e maior do que o seu site carregar e a biblioteca não. Para o Google, que é um dos maiores, senão o maior provedor de serviços na web, darei o benefício da dúvida, até porque não uso nada que seja de conteúdo pessoal em missão crítica para a web, ao contrário do Marcos e do seu Boo-box.
Resumindo a conversa, use quem achar interessante. Eu irei usar sim. Porém, acho interessante ter uma chave nos meus códigos mudando do path do Google para o meu path, o que desligaria o serviço a qualquer momento que eu quiser, caso haja realmente essa falha que você especula. Eu acho difícil o serviço deles falhar, mas sempre me previno.
[]s
Fabrício,
o jQuery pode não ser descente no seu conceito, mas é largamente utilizada, ao ponto de se dizer que é a mais usada.
Não é o meu caso, até porque 1 mi de pageviews não é para qualquer um. Provavelmente quem tem isso tem infra-estrutura de sobra pra aguentar 1,5TB de banda, mas ainda sim é algo que pesa no orçamento e não vejo em mente nenhuma empresa que não queira enxutá-lo. Isso porque não estamos considerando outros benefícios como um uso de uma CDN do Google, famoso por sua excelente estrutura.
[]s
Eu sou partidário total dessa idéia do “vai lá e faz”, falei disso no Palavra na Tela dessa semana.
Mas faltou você colocar a resposta da CrisDias: “Ah, mas que idéia de maluco.” ahahaha
Realmente Marcos, faltou a resposta do e-mail.
Ou você não pode publicar?
[]s
Isso daí é uma arte, rapaz. E eu sou mestre :) (eu sei que você sabe)
Eu tenho um amigo que sempre que tem uma boa idéia diz pra todos o que fará.
Ele diz que assim cria pressão sobre ele pra que faça logo.
O negócio é que uma boa idéia e alguém capaz de executar nem sempre é o suficiente.
Lembrando da história da boo-box eu acredito que a idéia cairia no esquecimento ou não chegaria a ser o que é hoje só por você. Não por causa de incompetência, longe disso; só que do insight até o conceito viável eu sei que teve muita conversa com o Rapha. Dentre várias outras ajudas, de amigos ou não, incluindo o investimento de verdinhas.
Claro, nada disso é regra. Exemplo fácil é o do Manoel Lemos.
Mesmo vendo a idéia dando certo eu errado, é impossível saber se daria certo ou não através de você. A menos que você a execute.
Sim, o “inconsciente coletivo” existe!
Mas tb muita gente, pronta prá ouvir, rastrear, ler, etc a idéia q vc teve e se apropriar na CARA DURA, dela!
Já passei inúmeras vezes por isso, hj mantenho a boca mais fechada.
Uma em particular, tem 23 anos e ainda ninguém do “inconsciente coletivo” captou e fez, rs…
Pobre é foda!
Sem patrocínio e ou apoio financeiro, no máximo se vai até a esquina tomar um picolé!
Então, ao menos me divirto sozinha, pensando:
“Quantos anos mais serão necessários pra que alguém pense e FAÇA isto?”
E olha que trafego no ÒBVIO!
bjs
hahuauhahuau
Totalmente normal sim…
La no trabalho, por exemplo, várias pessoas têm as mesmas idéias loucas sobre como ganhar uma folga extra no mês.rs
essa mesma idéia ficava martelando na minha cabeça, porém achava que ela “não pegava”, até ver que a Google lançou ¬¬
agora tudo que vinher na minha cabeça vou sair lançando por ai, so espero que não seja pedras ou tomates =D
Massa!
O google sempre faz as coisas antes ou se não faz, compra a idéia pronta depois.
E o boo-box, o google não fez nenhuma proposta?
Porque querendo ou não, você está meio que indo contra o google adsense.
Abraços.
@Tiago,
Acho que nem sempre. O Google gosta de apostar naquilo que ele acha que pode dar lucro, e se perder numa, ganha em outra. Nem sempre ele vai comprar algo e nem sempre ele vai ser o primeiro a desenvolver algo.
Já o caso do boo-box vejo ele como bem diferente do adsense. Pra mim um tende a completar o outro, pois o boo-box é algo mais direcionado, já o adsense abrange um assunto/tema/tipo de conteúdo.
@Lucas Arruda
Concordo em parte.
Porque, se o google gosta de apostar naquilo que vai dar lucro, então eles podem sei lá, olhar a boo-box de um jeito especial, vendo o potencial que essa ferramenta tem ao ser integrada ou paralela ao adsense. Mais isso eu tô viajando. Hehe…
Mas claro, as duas sacadas são massa e tem espaço para todo mundo!
Abraço.
o foda é que a única coisa que me vem na cabeça sobre esse assunto é “shit happens” =p mas queria eu conseguir ter e implementar 1% de boas idéias! abraços cara! Venha pra Brasília novamente! Parece que o povo aqui só agita prum #nob quando tu tá aqui!
Cara, isso é a coisa mais normal do mundo! O problema é que sempre que temos uma idéia, demoramos e levá-la a frente ou simlesmente não levamos e dpois nos arrependemos quando vemos ela implementada por alguém! snif snif snif Temos que apostar mesmo que não de certo, pq se der, corremos oriso de ganhar uma grana!
Para ser um pouco mais poético:
Mas a carga de APIs por CDN já existe a algum tempo, mas provavelmente não em 2007 (eg. Jquery: http://docs.jquery.com/Downloading_jQuery#CDN_Hosted_jQuery); a diferença é que agora dá pra puxar de modo assíncrono no Google.
Vc tem razão Leandro, mas esse post é de maio de 2008 :)
Acho que na época o Google foi realmente o primeiro a fazer um centralizador de JSs e outras APIs. Posteriormente o jQuery abraçou a idéia tb. Mas na época de publicação do post era tudo novidade.
É, eu percebi que o post era antigo só depois #datefail =]