Um tio sonolento e um PC Pentium 100 Mhz mudaram minha vida
Numa madrugada qualquer dos anos 90 meu tio caiu no sono enquanto instalava Windows 95 em um Intel Pentium 100 Mhz. Isso mudou minha vida para sempre.
Esse é um post patrocinado pelo Rico.com.vc, o texto foi escrito por mim e conta parte da minha história.
O que é ser Rico pra você?
Quando eu tinha uns 6 anos de idade, morava no Gama, DF, uma cidade a 44km de Brasília, pobre e violenta, a inflação era cruel e o desemprego alto, talvez você lembre melhor do que eu dessa época.
Meus tios começaram a comprar brinquedos no Paraguai para vender em Brasília, os famosos muambeiros. Brinquedos são muito volumosos e geram baixo retorno na revenda, a polícia os pegava constantemente e eles perdiam toda a mercadoria, inclusive foram presos uma ou duas vezes perto da fronteira, lembro com tristeza daqueles difíceis dias para minha família. Com o tempo, meus tios aprenderam que se comprassem peças de computador no Paraguai e montassem o dispositivo no DF, o lucro seria muito maior. As peças de computador são muito menores que os brinquedos e o valor agregado de se montar o computador (e não apenas comprar e revender brinquedos) gerava mais retorno.
No meio dos anos 90 eles começaram a vender computadores, a divulgação era feita com o boca-a-boca dos clientes e a demanda era alta naqueles dias de dólar baixo. A rotina deles era muito puxada, durante o dia entregavam computadores novos na casa dos clientes, durante a noite e madrugada, montavam e configuravam os computadores a serem entregues no dia seguinte.
Meus tios usavam a casa da minha avó como base operacional, CPUs, placas e HDs espalhados pelos cômodos, caixas de kits multimídia Creative Sound Blaster empilhados. Lembro bem de folhear os manuais em inglês, aprender uma palavra aqui, outra acolá, lia também as apostilas de IPD (Introdução ao Processamento de Dados), que eram material didático nos cursinhos de informática da época. Eu tinha 8 anos e, como menino curioso que era, vivia em volta deles perguntando, fuçando e, às vezes, quebrando algo e tomando uns cascudos.
Com uma rotina tão intensa, vendendo computadores durante o dia e montando os do dia seguinte na madrugada, meus tios constantemente caiam no sono enquanto aguardavam a instalação do Windows 95. Um dia um deles caiu no sono no início do processo de instalação e, quando acordou, Windows, Office, Print Artist e tudo mais que deveria ser colocado no computador estava lá, instalado e pronto para a entrega. Eu, com 8 anos de idade, tinha observado o trabalho deles até aprender a montar os computadores e instalar os softwares.
Durante minha adolescência meus tios legalizaram suas atividades profissionais, eu aprendi a programar e, 12 anos depois daquela madrugada, aos 20 anos de idade, criei uma empresa de tecnologia de publicidade.
Hoje, após 5 anos de trabalho de ótimos profissionais, nossa empresa recebeu milhões de dólares em investimentos da Monashees Capital e da Intel Capital, tem 60 funcionários, os melhores executivos do mercado, atende 1.500 clientes em 200 mil sites e impacta o dia-a-dia de 65 milhões de brasileiros, uma audiência maior que a de portais como o R7, iG e Terra, por exemplo. Ainda não estou financeiramente rico, meu carro é um Fiat Uno 2002 com a pintura descascada, eu e minha noiva pagamos aluguel todo mês e juntamos dinheiro o ano inteiro para viajar. Apesar de ter um nível de conforto pessoal que nunca tive, não me acomodo pois acho que ainda há muito a ser feito.
O que essa história tem a ver com riqueza? Tudo. Riqueza de estímulos. Aqueles dias cercados de peças de computador e manuais em um idioma desconhecido foram cruciais para a criação da minha empresa 12 anos depois.
Eu ainda não sei como é ter dinheiro em abundância, mas já sei que um ambiente rico em estímulos é muito melhor para uma mente criativa do que uma montanha de dinheiro a serviço de uma mente medíocre. É com essa riqueza que vou criar meus filhos.
Deus me deu duas pernas que é pra poder caminhar
Me deu inteligência pra poder raciocinar
Se não me deu dinheiro é que não vou precisar
Músico Projota na música Rato de Quermesse.
Eu sempre tive vontade de investir no mercado de ações, não deve ser tão complicado com o apoio de empresas como a Rico.com.vc, eles mostram que investimento não é só o dinheiro que se guarda, mas como você o investe para viver.
O que é Rico
O Rico é o portal para investir em ações, títulos públicos e futuros de maneira fácil, segura e eficiente. As ferramentas e conteúdo atendem as necessidades de cada perfil de investidor (iniciante ou já investidores) e podem ser personalizados para que você tenha um ambiente de investimentos ideal para os seus objetivos.
Parabéns por sua trajetória Marco. Sou de ceilândia e vejo em você uma inspiração saudável. Grande abraço.
Obrigado Julio! Fico feliz em ajudar indiretamente :)
Você é um exemplo para todos os profissionais e estudantes da Computação. Aliás, não só esses mas todo àquele com uma mente empreendedora.
Eu sou da área de Computação e o tenho como exemplo. Espero conseguir escrever minha história e marcar o mundo da tecnologia como você está fazendo.
Parabéns.
Me identifico com seus posts e sua trajetória.
Meu caso não foi
“Um tio sonolento e um PC Pentium 100 Mhz mudaram minha vida”
Mas foi com 13 anos aprendendo a viver longe dos pais, trabalhar para pagar as despesas em uma serralheria com um Pentium 100 Mhz do meu patrão, um cd de linux que minha vida mudou …
após alguns anos tive uma grave colisão de transito resultado em 6 fraturas no qual passei por 3 cirurgias, fiquei 1 mês hospitalizado e quase 1 ano sem poder andar……
e a vida continua ……..
hoje atuo com suporte linux/freebsd e estou estudando ruby / rails
ainda pretendo fazer parte da equipe da ninjas da boo-box
um abraço.
Marco valeu pelo post.
Live long and prosper \\//_
Muito bom cara.
Espírito empreendedor desde cedo. Quando se nasce para a coisa, não tem como não dar certo.
O dinheiro e as riquezas materiais serão consequência.
Parabéns e sucesso!
São pessoas como vc que fazem a malta estudar. Sou angolano e gosto muito do seu blog.
Como o próprio texto evidencia, as pessoas que nos inspiram não precisam ser gigantes da história, grandes reis, burocratas ou mega empresários.
Gostaria de ler mais sobre suas inspirações e as pessoas que o fizeram trilhar seus caminhos.
Que tenha o sucesso necessário pra você ser feliz.
Abraço cara.
muito boa história. Inspiradora.
E é bom saber que você tambem curte um RAP!
Esse só podia ser nerd mesmo…
Que ironia do destino! Marcão usando Windows e hoje critica sem dó!
Se não fosse Windows, quem sabe onde estaria.
Rapaz, que história fascinante. Mesmo não sendo financeiramente rico, acredito que você seja um cara bem sucedido. Tem o seu sustento e conforto, vive dignamente e constituiu família. Meus parabéns, você venceu na vida.
Ele é o Mark Zuckerberg do Brasil!
Tava falando aqui com um amigo do trabalho sobre empreendedorismo e coisas afins quando pensei em mostrar pra ele a Boo-box e a história do Marco Gomes, achei um texto completo sobre o que queria mostrar.
Parabéns Marco e que a Força esteja com você no Prêmio INFO.
Penso semanalmente em empreender, mas não me vem a ideia do que fazer, que tipo de empresar montar e tal, daqui a pouco dá um estalo e eu sigo em frente.
Que bom que você não guardou sua experiencia só pra você. Realmente você nunca foi egoista. parabens por ser exemplo. Há! talvez você não saiba, mas, seu nome iria ser Marcos que significa:(O GRANDE ORADOR. “SERVIDOR DE MARTE”) , mas achei por bem colocar Marco (tirando o “S”) porque significa: (PONTO DE REFERENCIA). Que bom que você honrra seu nome.
Deus te abençoe!
Você è o Cara!
Parabéns Marco,
Te achei no twitter por acaso e agora li sua história, gostaria de te parabenizar pois vai virar referência não só para mim, mais vai influenciar e inspirar uma pá de pessoas por aí…
Espero ter a oportunidade de conhecer vc pessoalmente!
Um só caminho parceiro!
Um brinde a nóis!
Parabéns Marco,
Te achei no twitter por acaso e agora li sua história, gostaria de te parabenizar pois vai virar referência não só para mim, mais vai influenciar e inspirar uma pá de pessoas por aí…
Espero ter a oportunidade de conhecer vc pessoalmente!
Um só caminho!
Um brinde a nóis!
Parabéns Marco,
Muito legal sua história, a minha é até bem semelhante, enfim
Estou muito interessado em testar o boo-box no meu site, estou com uma audiência legal.
Vou cadastrar lá
Um abraço, e qualquer coisa estou a disposição!
Acredito que o mais importante é sempre compartilhar:
-História de vida
-Conhecimento
Tudo isso acaba sendo um estimulo a várias outras pessoas que lutam diariamente em busca de um objetivo.
Obrigado.
Que belo texto, ponto de vista e exemplo. Parabéns pelas conquistas.
Sua história é parecida com a minha, só altera na questão que era meu pai que montava os sound blasters, morava na asa norte e hoje sou programador, mas não dono de uma startup de sucesso, mas ainda assim tentando
Olá Marco, que história legal. Me lembro muito bem de você, ainda na barrigada sua mãe.
Nascemos e crescemos na mesma região e fomos vizinhos por muitos anos. Sou amigo de infância do seu pai e de todos os seus tios. Tempos difíceis queles lá no Gama.
Parabéns pela sua trajetória profissional, sei que seu pai e mãe se orgulham de você.
Não se esqueça nunca das suas humildes origens e de fazer o bem aos outros, estenda a mão a todos quanto você puder (senão conhece, veja o filme A lista de Schindler).
Jesus te ama e não deixe de amá-lo também. Seja luz na vida dos outros. Se alguém se espelhar em você, que veja a luz do senhor em sua vida e reconheça que todo poder e autoridade é concessão do nosso Senhor Deus.
Um grande abraço,
Ari Virginio (Irmão do Luiz, Galego, Claudio…)
Valeu por dividir sua história conosco Marco Gomes.
Seu post é de 2011 mas ainda de pano para manga até hoje.
Meus parabéns, Marco!!! Me inspiro muito em ti… Espero ter o conhecimento que tu tem, ainda sou novo, tenho 15 anos, mas já penso muito no meu futuro, estudo um pouco de programação, meus pais não são ricos, trabalham duro para termos uma vida boa…
Mais uma vez, parabéns. Muito sucesso, e felicidades, você merece!
Marcos, estou aprendendo a duras penas ser empreendedor, a quando vi sua trajetória, me vi garoto também montando computadores, junto com miro, foi assim que o miro conheceu minha irmã, e sempre no fundo quis ser empreendedor. O que faltou? coragem! mas hoje estou sendo empreendedor no ramo da advocacia, e acredito, então qualquer sugestão, ou proposta de parceria, ou qualquer oportunidade, ou apenas uma palavra sua (que hoje vale muito), me indicando como advogado, seria de grande valia. Novamente te dou parabéns! obrigado. Denis de Jesus;
Parabéns Marco sua história é realmente marcante e inspiradora!!! abraço
Parabéns Marco, você é um dos empreendedores que me inspiram.
Obrigado.
Marco, sei que é clichê mas tenho você como um exemplo de coragem e exemplo de que, com nosso esforço, é possível conquistar seus objetivos. Se pudesse te fazer um pedido, ia pedir para que você conte como foi a reação da sua família nesses momentos:
– saiu da unb
– foi pra sao paulo
– abriu uma empresa
Sou do DF também, Sobradinho, e coincidentemente -ou não- tenho amigos em comuns com você :)
Abraço
(só agora que vi que é um post de 2011, rs)
Fiat uno? Hahaha já peguei carona neste fiat aqui em Brazilia ouvindo um rap frances kkkkk. Bons tempos aqueles de click.
abraços e muito sucesso!
Parabéns por seu esforço, amigo!
Também sou brasiliense, nasci no Gama (onde moro até hoje); e espero crescer profissionalmente como você fez.
Todo sucesso!
“Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?” Salmos 116:12
Hi,Superb, you enjoyed our content.