Empreendedor, colabore com seus pares! Faça negócios com startups brasileiras e fortaleça o mercado :)

De cada 10 empresas abertas no Brasil, 6 fecham as portas até o quinto ano de existência. Precisamos criar um ambiente de colaboração entre os empreendedores para elevar nossa taxa de sucesso e crescermos como ecossistema.

3 peixes palhaço dentro dos tentáculos de uma anêmona-do-mar
Relação de simbiose entre o peixe palhaço e a anêmona-do-mar: O peixe se alimenta dos minúsculos predadores da anêmona, os tentáculos da anêmona protegem o peixe de seus predadores. Ambos se beneficiam

IMHO um dos maiores problemas do ecossistema de startups do Brasil é que poucos empreendedores topam se ajudar.

Nos EUA os empreendedores de tecnologia me parecem muito mais unidos, usando serviços uns dos outros e firmando parcerias onde há ganho mútuo real. Por aqui parece que cada um só quer fechar aquele negócio com o grande varejista/banco/ecommerce/grupo de mídia sem se importar em colaborar para o ecossistema dos que estão, como ele, lutando para crescer em um país onde de cada 10 empresas abertas, 6 fecham antes do quinto ano.

Para o empreendedor digital brasileiro, qualquer startup que tenha um serviço complementar normalmente é encarada como uma concorrente e não como uma possível parceira. O empresário muitas vezes prefere recriar o serviço internamente (fugindo de seu foco de atuação) em vez de contratar o parceiro e ambos crescerem juntos; outras vezes ele prefere contratar o serviço de uma gigante multinacional em vez de contratar um empreendedor local que também está começando.

Da minha parte, sempre que possível, contrato serviços de empreendedores como eu. Não é “caridade”, é crescimento mútuo, ganha-ganha, pois a empresa contratada vai prestar um serviço premium e focado nas nossas necessidades. Pergunte à Navegg, Omnilogic, Aprex, Bikentrega, para citar algumas pequenas empresas brasileiras que atualmente são ou já foram nossas fornecedoras.

Sobre colaboração, Pedro Cruz, fundador da Navegg, declarou: No caso da Navegg [ter a boo-box como cliente] foi “só” o que nos fez entrar full-time no negócio.

Pessoalmente eu também procuro colaborar, só pego taxi com app, só compro ração para meus cães em pet shops online de empreendedores que conheço, praticamente só compro roupas online, entre outras pequenas atitudes. É pouco, mas é o meu jeito de tentar ajudar outros empreendedores que sofrem as mesmas dores que eu.

(não precisa conjecturar hipóteses absurdas, não é nada pessoal, nenhuma das empresas em que atuo está passando exatamente por isso agora, foi só algo que vi acontecer nos últimos 7 anos e resolvi dividir com vocês para ver se a nossa mentalidade, aos poucos, muda)

Imagem via Shutterstock.