Sua startup precisa de um Business Plan?

Se você vai começar um negócio, principalmente trabalhando com Web e dependendo de investidores, será questionado sobre o Business Plan[1].

Eu era bastante resistente à idéia de gastar o precioso tempo de uma startup com criação de um documento, principalmente por conta do método Getting Real de gerenciamento de projetos Web.

Não devemos perder tempo criando documentos que representem a realidade, certo? Certíssimo. Mas ao contrário do que eu pensava, o BP não representa a realidade, o Business Plan serve pra convencer pessoas que seu negócio é bom, é um estudo analítico do mercado que você pretende explorar e um guia estratégico quando nada mais puder ser usado.

O que é um Business Plan?

O Business Plan é um estudo analítico do Mercado que você pretende explorar

Segundo Marc Andreessen em seu artigo “The Pmarca Guide to Startups, part 4: The only thing that matters“, o tamanho do Mercado é o principal fator de sucesso de startups. Segundo ele, o mais importante não é ter um produto incrível ou uma equipe animal, se seu mercado não for grande sua startup não vai conseguir o sucesso impressionante que é esperado.

assuming the team is baseline competent and the product is fundamentally acceptable, a great market will tend to equal success and a poor market will tend to equal failure. Market matters most.

Marc Andreessen: The Pmarca Guide to Startups, part 4: The only thing that matters

Metade de um BP é a análise do mercado que a empresa pretende abordar, descricão das empresas que já estão se enveredando nele; quantidade de dinheiro que rola por ano; estudo dos casos de sucesso.

O Business Plan é um guia estratégico quando nada mais puder ser usado

A outra metade do documento é onde você descreve o que vai fazer pra vencer as empresas que já estão na rua, ou o como vai criar um novo mercado.

Nesta etapa você vai dizer quais são suas cartas na manga pra derrubar Google, Apple, Facebook, Flickr ou quem quer que esteja no seu caminho nesse momento (não entre em detalhes técnicos, seu nerd). Normalmente cobre-se 5 anos, sendo que o primeiro ano é o mais detalhado.

Por conter detalhes estratégicos secretos, o BP não pode ser público, senão todo mundo fica sabendo quem é o Peter Parker, e aí você pode perder a Mary Jane.

Assim que você começar a trabalhar, vão acontecer mudanças no mercado, te deixando na dúvida se você deve parar tudo e ir fazer um aplicativo pra iPhone. Pense, você passou três semanas analisando o mercado que pretendia explorar, vai largar toda a sua análise por conta de um hype? Pode dar certo, mas empreendedorismo não é loteria, e a chance do hype permanecer se aproxima da loteria.

Quer largar tudo pra fazer o tal aplicativo de iPhone? Então gaste mais uma semana fazendo uma análise do mercado de aplicativos pra iPhone.

O Business Plan serve pra convencer pessoas

Você faz um BP pra convencer quem precisa ser convencido: investidores, parceiros, sócios, você mesmo, sua mãe (que não vai deixar você largar a faculdade nem f******).

O cara olha o documento, tem um mercado bilhonário, uns poucos incompetentes ganhando montanhas de dinheiro, vários motivos do porque seu time é super-poderoso e vai desbancar todos os concorrentes em 2 anos. Pronto, convencido. E sua mãe pode até deixar vc ir praquela faculdade mais fuleira e assim você vai ter mais tempo pros negócios \o/

Respondendo à pergunta título: Sua startup precisa de um Business Plan?

Se você quer investidores, precisa atrair sócios, não tem certeza se sua startup tem chances reais de dar certo (ou tem uma mãe superprotetora), sim, você vai precisar de um Business Plan.

Como dito no início, a minha conclusão é que o Business Plan é um exercício de convencimento.

[1] peço permissão pra usar o termo em inglês por ser um tipo muito específico de documento (como Curriculum Vitae ou Pitch). O equivalente em português: Plano de Negócios não costuma ser usado por pessoas de negócios.