Música rap do Brasil
Nos últimos 10 anos a música rap nacional amadureceu saindo do batidão clássico e enveredando-se nos caminhos do samba, funk, soul, jazz, rock.
Alguns DJs destacaram-se pela qualidade do instrumental produzido, surgiram bandas de rap com instrumental feito ao vivo. MC’s destacaram-se pelo jeito diferente de rimar, fugindo do lugar-comum que são os relatos da convivência com a criminalidade (não que isso seja ruim ou tenha desaparecido, muito pelo contrário).
Você ainda acha que rap é música de bandido? Então leia e aprenda um pouco mais sobre o movimento hip-hop.
Os quatro elementos
Pra começar, esqueça essa divisão criada pelos playboys que “hip-hop” é rap norte-americano e “rap” é rap brasileiro. Tudo errado, a divisão não é essa.
O movimento, ou cultura, hip-hop divide-se em quatro elementos:
- Grafiteiro
- Domina os sprays, canetões, rolinhos e outros métodos de pintura pra fazer sua arte, o grafite (graffiti).
- MC
- Domina as rimas feitas antes ou na hora do show, este último conhecido como freestyle ou improvisação.
- B-Boy
- Domina a dança, foot works, movimentos de chão, acrobacias, poping and locking, e tudo mais pra se expressar com o break.
- DJ
- Domina os toca-discos, pra ser respeitado na banca tem que tocar com vinil até aceita-se o uso parafernálias modernas como laptops e MD’s, mas têm que ser aliados dos vinis. Como diz o De Leve:
ir pra boite ouvir DJ de CD que toca Ja Rule me enoja
.
Pronto, a divisão clássica é essa, mas se você quiser, podemos definir uma festa hip-hop como:
O DJ toca um som bem loco, o MC rima sobre a base (tendo letra pronta ou não), com isso temos a música rap. O B-Boy dança na roda de break no meio da galera e o grafiteiro faz sua arte nos muros, nas paredes do local da festa ou em cima do palco mesmo, em painéis colocados especialmente pra isso.
Pronto, agora que você já sabe que rap é a música do movimento hip-hop, em qualquer idioma, vamos ao:
Vindo do funk: Rap nacional
- Música:
- Kabaluere
- Artista:
- Antonio Carlos e Jocafi
- Álbum:
- Black Rio: Brazil Soul Power 1971-1980
- Música:
- Ela Partiu (Bonus)
- Artista:
- Tim Maia
- Álbum:
- Racional
Como nos Estados Unidos, o rap nacional surgiu do funk tocado por aqui, Gerson King Combo, Nelson Triunfo, Nino Brown e a Funk CIA, Toni Tornado.
Porém, por ter surgido em uma sociedade bastante diferente da norte-americana, o rap nacional tem características próprias desde seu início. Para produção das bases, eram usados não só instrumentais de funk, mas também Jorge Ben, Tim Maia, entre outros.
Mesmo com essa influência desde o início de ritmos latinos, o “modo de fazer” o rap nacional pode ser dividido em duas vertentes principais:
A velha-escola
- Música:
- Homem na estrada
- Artista:
- Racionais MC’s
- Álbum:
- Raio X do Brasil
É assim chamada por ser o rap clássico, batidão da base funk com uma enorme letra quase falada.
As letras normalmente falam da convivência próxima com o crime (sem apologia à criminalidade, isso é outra coisa), a vida difícil na periferia, denúncias do descaso do governo com áreas marginais, mensagens de paz e otimismo para os favelados, instruções para que as pessoas mantenham-se fora da criminalidade.
É amado por muitos, mas é fortemente reprovado pelos eruditos (e pseudo-eruditos) da música, principais responsáveis pelo preconceito que prega: rap não é música, é recital.
É bastante forte até hoje, é o mais ouvido em comunidades periféricas e festas hip-hop em geral.
Alguns representantes:
- Racionais MC’s
- Realidade Cruel
- Consciência Humana
- Alibi
- Provérbio X
A nova-escola
- Música:
- Um ser Assim
- Artista:
- Pentagono
- Álbum:
- Microfonicamente Dizendo
- Música:
- Relaxa
- Artista:
- Slim Rimografia
- Álbum:
- Introspectivo, Amor Vida e Música
É o novo rap, que evidencia ainda mais influências de outros ritmos musicais, como samba, funk, soul, MPB, maracatu, rock, jazz, reggae, ragga, dancehall. Tem musicalidade bem mais requintada e qualidade instrumental invejável. Pode ser tocado por bandas completas ou apenas por um DJ.
São encontrados recortes óbvios de clássicos da música brasileira, como Antônio Carlos e Jocafi, Nara Leão, Lenine, Roberto Carlos, Bezerra da Silva, João Nogueira, Sérgio Mendes, Jorge Ben, Gilberto Gil.
As letras falam de temas extremamente variados, além dos temas pregados pela velha-escola, encontramos descrições da felicidade de se viver na periferia, histórias e declarações de amor, protestos contra os gozolândia (MC’s que só querem fama e dinheiro), louvores e agradecimentos à Deus (mesmo não sendo rap de evangélico).
É pouco conhecido pela mídia mainstream (ainda bem!), mantendo a forte ideologia do estilo e ajudando a manter o preconceito de quem acha que hip-hop é só velha-escola.
Alguns representantes:
- Slim Rimografia
- SP Funk
- Pentágono
- De Leve
- Marcelo D2
- Parteum
- Z’África Brasil
- Kamau
- Max B.O.
- Hadda e DJ A.
Os “meio termo” (nem cá, nem lá)
- Música:
- O preto em movimento
- Artista:
- MV Bill
- Álbum:
- Falcao: O Bagulho é Doido
Assim como em qualquer divisão musical, existem os que encontram-se transitando entre os dois estilos (acho que é por isso que nenhum músico gosta de rotular-se sob um estilo apenas).
Normalmente, os artistas que ficam no meio termo são os criadores da nova-escola, grupos antigos que começaram esse negócio de abrir a mente dos rappers.
Alguns representantes:
- Thaíde e DJ Hum
- Rappin’ Hood
- Apocalipse 16
- Faces do Subúrbio
- MV Bill
- Ao Cubo
- Viela 17
- G.O.G.
Mas tem mais…
- Música:
- Prioridades
- Artista:
- B. Negao e os Seletores de Frequencia
- Álbum:
- Enxugando Gelo
Obviamente, o Universo é complexo demais para caber apenas nestas divisões, tem gente que faz rap tão misturado com outro estilo que acaba ficando difícil classificar aqui ou ali, como:
- B. Negão e Os Seletores de Frequência
- Fazem um som tão soul-funk, com atitude tão hip-hop que não dá pra cadastrar em lugar algum.
- Planet Hemp
- Era rap ou hardcore?
- Pavilhão 9
- E esses? Rapcore é rap ou hardcore?
- Black Alien
- O ragga mais rap do mundo.
Como já citado, existem também os gozolândia, caras que não representam nada, só querem fama e dinheiro, sem ideologia, sem mensagem, produzidos em laboratórios de grandes gravadoras.
Antigamente eram exclusividade do mercado americano, porém, aos poucos os carrões, músculos bombados, cordões de prata, músicas “mexe a sua bunda” e gostosonas semi-nuas têm aparecido aqui e ali no mercado brasileiro.
_O mercado brasileiro pode ficar parecido com o norte-americano?
Pode, e infelizmente, provavelmente vai ficar uma cópia. Pra nossa felicidade os gozolândia aparecem, somem e os firmeza continuam, quem representa não cai, Jurassic 5, Pete Rock, B. Negão, Pavilhão 9 que o digam.
- Videoclipe:
- O Preto em Movimento
- Artista:
- MV Bill
- Álbum:
- Falcão – O Bagulho é Doido
E aew Marco!
de boa?
Gostei muito desse post…eu q tmb curto rap e tmb soh de Brasília..!
So não gostei de uma divisao, onde vc fala q Apocalipse 16,
MV Bill,Ao Cubo e Viela 17 estão encima do muro!????
Abraços
Flw
Qual o problema em dizer que estes grupos transitam entre a velha e a nova escola?
“mas é fortemente reprovado pelos eruditos (e pseudo-eruditos) da música”
deixa o Fábio Sena ler isso não que ele morre de amores pelo Miles Davis
Falando em Miles Davis, estou ouvindo agora :-) Baixei um álbum de 1949 feríssimo
Olha, tem música boa e tem música ruim.
Eu costumo distinguir o que é boa musica e o meu gosto. Tem música boa que eu não gosto, isso é outra coisa.
Proverbio X e Apocalipse 16 eu gosto, mas tem muito rap que rola por aí que nem é música. Recital não, recital é musica. Um movimento cultural pode ser.
po mano gostei pra caramba da pagina ai tudo q vc diz e a mais pura verdade mais espero q o rap brasileiro continue do jeito brasileiro pq tem alguns rappers que tem amania de copiar os nortes americanos assim nao da e sem citar nomes mano mas mesmo assaim a cultura hip hop um dia vai ficar conhecida como o samba o rock e entre outros e e so valeu mano
va trabalhar vagabundo !
Legal o post. Importante falar do Hip Hop e mostrar que o mesmo não é sinônimo de bandidagem.
PS: Uma correção no texto: Não existe “banda de rap”, mas sim grupo de rap;
[]’s
Fabrício Sousa
http://www.CULTURAHIPHOP.com.br
o hi hop e uma arte que prepara as pessos para vida não pra elas aparece como um cantor mais para u, enprego melhor as musicas do rap são palavras que abrem os olhos dos muleques para ficarem longe das drogas mais acima de tudo deus governa e nois um abraço para todos
No final dos anos 90 mais precisamente em 1997 começamos como 100% Farina, grupo que arrastou multidões com vários show’s em Escolas, EMEI’s, Grandes Salões, Praças e foi o único grupo de rap de São Bernardo do Campo a se apresentar no Complexo Carcerário Carandiru, hoje desativado, por vários motivos precisamos mudar de nome.
Precisávamos de um nome que causa-se tanto impacto quanto o 100% Farina, depois de pensar em vários nomes daí então ascende uma luz nesse país onde quase tudo é baseado em leis e ordem que aqueles que a fazem não cumprem, então por que você que é favelado que passa mó veneno, que passa nas ruas e vê seu semelhante ser pisoteado por aqueles que fazem as leis e as ordens, mano por que você não ter a sua ORDEM PRÓPRIA.
Em 2001 o 100% Farina vira ORDEM PRÓPRIA continuando com a mesma pegada letras de forte expressão e forte impacto e na humildade vem fazendo sua caminhada.
Hoje é um dos grupos mais divulgados do ABC, já se apresentou em muitos lugares de São Paulo e interior Guarulhos, Ribeirão Pires, Zona Leste Oeste Norte Sul da Grande São Paulo e do Brasil, que também tem vários HIP HOP NA VEIA no seu tempo de caminhada.
Nesse ano de 2006 já ta em faze de gravação do seu CD que conta com a presença de varias participações grandes ícones no rap nacional e a produção de ERICK 12.
Logo mais ai nas lojas o Primeiro cd do ORDEM PRÓPRIA.
http://ordempropria.rapnacional.com.br/
O MELHOR DO RAP BRASILEIRO E DO RAP MUNDIAL VOCÊ OUVE AQUI
OS ANTIGOS DO FUNK, OS RAROS CANTORES DE SOUL, E MUITO MAIS.
Acesse agora!
http://www.radiojb.com
Gosstaria se possivel que me mandassem a letra do ultimo album do MV Bill a musica chamada preto em movimento
grato marcio mello
eai blz
quais sao as musica mais tocada em brasilia de rap se alguem pode me manda algumas musica
manda ai [email protected]
Bom é isso ae,,,
pra quem curti rap hip hop aqui tem um prato cheio!!
mas gostaria d reivindicar uma coisa que eu naum curti aki
o APC 16 , AO CUBO naum estaum encima do murao naum ok?
me desculpa ae mas ja que vai passar informação passe a correta ok?
mas fora isso mandou bem, pagina completa!!
Bacana…
legal a parada de deixar claro que é o hip hop
enjoa ver neguinho dizer que hip hop é rap gringo
pequenas falhas ali…
mas ninguém é perfeito
por sinal devia ter citado os pioneiros do rap nacilnal não?!
ficaria legal ;)
ee ai pessoal fmz
add eu pra nois troca uma ideia no msn ai
[email protected] hen add ai e ja era!!
E ai..nao curtia rap de jeito nenhum.Por causa do meu ex,aprendi a gostar.Curto demais as letras do raps..Valeu…Bjss. PatyMorenti
muito bom o post fico feliz por pessoas que gostam da verdadeira cultura, e tambem estou a favor da identidade do nosso hip hop,e farei o possivel para que isso aconteça mesmo que seja um trabalho de formiguinhaaaaaaaaaaa…
viva a boa musica
da hoora!
mais axo que a musica poderia ser trocada por uma do
KAMAU. que ficaria mais stayle ;)
abraçoo ;@
ou uma do slim rimografia também ia fica da hoora ;)
o som dele por você ou poeticamente a viida!
ia fiica massa também ;)
;@
ei manu curto muito Rap e acho q as suas ideias batem com as minhas cara vc concerteza sabe dizer pra quem esta chegando oq eo rap cara legal as sua definições ao rap
mas ai venhu de uma cidade no interior de sao paulo
e montei um grupo de rap e oque eu falar e alertar a rapazeada mais nova de que ocrime naum conpensa ai todos meus amigos q andavam comigo cairam nessa no 12
e eu naum quis isso pra mim mas ai como eu tenho contato sei eu preferi contar isso ai e pedir para q os mais novos naum dessem sequencia a isso semana passada rodou 8 moleques aqui todos camarada meu e isso q me incentiva a fazer minhas musicas
mas ai manu vc acha certo essa ideias minhas
flw lwgal o seu trabalho cara
eu curtor muito o rap pois ele agora esta em minha
vida
Depois dessa aula sobre o movimento hip hop nem tem muito o que dizer, parecia apostila de professor de história falando das tendências contemporâneas, mas daquelas tipo que a gente leva escondido pra colar no banheiro xD brincadeiras às parte adooro hip hop,soul black geral, mó atitude e conteúdo ao mesmo tempo, fora as possibilidades musicais eu acho que hoje é que tem de mais legal rolando :)
salve rapa..
então esse post ficou ooko msm..
e na minha opinião o apocalipce 16 ta em cima do muro msm.
eu q sou uma mc tambem tenho amor ao barato..
rap minha vida só lamento p/ quem desacredita.
saca só essa..
ideologia ñ esta na cara nem nos olhos
de ninguem.ideologia esta na mente .pq a mente
vai mais alem..
eae Marco Gomes o q achou?
MUito lok o post!!!
flando ai as music maluk o povo fanatic por rap afinal brasileiro tenque curtir um rap moro??!?!!
agora como assim em cima do muro A.P.C 16,Viela 17,Ao cubo e MV Bill!!
os manuss tem personalidade e foi deles que eu aprede a curtir um rap maluk ai!!
Nao queru descepcionar ninguem mais issu foi falho moro?!?!?!
Mais foi mtu show(nota 11)>> tirando o erro dessas bandas em cima do muru
ok!!
descurpe….
maluk!!
sooh veii!!
………..
Oi..
galerinha eu adollo..rap..
flw..
tÔ indúh..ai…
xauzz
fikem cum GOD.! e ate+++++..
queria sabera letra da musica do cxa contos do crime que o refraodiz o caminho da luz e vc jesus ou so otitulo ja tentei e nao encontrei
ae gostei do site
danço e represento o hip hop
mas acho esssa historia de misturar rap com outros estilos
mo zoolandia vei
o bom msm é o rap original flw!!!!!!!!
Aífmz memo o post
queria dize q eu não concordo
muito quando o nósso amigo
diz esperamos que um dia
o hip hop seja reconhecido
como o samba e outros.
nós do hip hop não precisamos
o hip hop já conquisto o seu espaço
qué mais do que ter 4 elementos em 1 movimento
e não são qualquér elementos
só da gente t o graffiti,b boy,dj,mc e run dmc já ótimo
um abraço rapaziada.
Grupo linha de frente representante das periferias do Brasil, com idéias contundentes, conscientes, de auto estima, falando a realidade do dia a dia da periferia. Na ativa desde 2005 o Impacto Da Rima vem crescendo bastante e mostrando que vem pra diferenciar no Rap Nacional, com letras fortes, como as destacadas Não Desista, O fim é trágico, Frutos Do Sistema, entre outras que protestam pro uma melhoria de vida pra todos e tentam levar uma solução, uma idéia de paz a cada sofredor Conheça um pouco mais o Impacto Da Rima: http://www.myspace.com/impactodarima
PAZ!
eu gostaria de saber como vc definiria o som do facção central. só para ver uma ópinião de fora.valeu abraços. eles mesclão essa parada se usar o som dos caras da antiga com ass basses estrumentais , mais com um discursso forte e contundente
estou procurando uma musica que se chama rap do brasileirinho,caso alquem conheça
ou tenha entra em contato comigo pelo meu email
[email protected]
Putz cara, bom texto, dificilmente vemos o pessoal se interessando por escrever sobre um ritmo que venho sendo descriminado por bastante tempo e que agora alcançou uma certa banalização fruto de influência norte-americana…
Deixo alguns outros nomes de grupos de rap que não devem ser esquecidos no meu ponto de vista:
Liberdade Condicional
Cirurgia Moral
Ao Cubo
Criolo Doido
Facção Central (com todo o ‘problema’ gerado por suas músicas)
Gabriel, o Pensador (mesmo sendo muito lado A)
João Xavi (apesar de novo no cenário)
Parte Um (irmão do Rappin Hood, rap com letras um tanto quanto densas)
Provérbio X deixou de ser old school nesses últimos cd’s não tem mais optado pela batida original do funk…
APC 16 descambou para somente o Pregador Luo, as letras cairam bastante de qualidade
Pavilhão 9 assim como 10Zer04 de Brasília fazem um rapcore (sic) muito bom mesmo…
Vale lembrar alguns outros que provavelmente entrariam na categoria não-classificados:
Beatchoro (chorinho com rap)
José James (norte-americano que faz jazz cru com um vocal de rap)
E ainda aqui em Brasília, existe um projeto entre rappers da Ceilândia com o pessoal da Casa do Cantador (repente)
Comentário meio grande hehe.
Há algum tempo atrás escrevi um texto sobre a questão do rap…
isso é um lixo credo eu nem li de tao chato.
aehh sooh
moh firmeza
podiii crerrr
xauuuuuuuuu
maneru
Olha eh o seguinte
essas culturas
deu tipo uma mistura mutho loka
valew pessoal
bY:fã n°1 racionais mcs
ñ gosto de rap mas é uma musica maneira!!!!!!!!
Salve Rapaziada!
Quero agradecer por esse site estar no ar,
e dizer oquanto é importante valorizar o que gostamos etemos
amor pelo que fazemos!
Um Abraço a todos grupos de Rap do Brasil!
Deus Abençõe, Paz a todos
Por: Mano Urso zona sul
Fla rapaziada !!!!
Eu estou procurando uma escola de hip hop no abc …. de preferencia em Santo André … alguem conhece …. por favor me avise ….
vlw ..
Mano, firmezera esse post, precisamos descrever tudo sobre o rap mas nunca deixar cair, mostrar a letra certa pelo caminho certo levantar valores de amizade, família, paz e humildade, Deus no coração não pode faltar porque foi onde tudo começou,paz!
e nos manuh………
um salve para as gatas do entroncamento . deus seja louvado
a vida e louka mano ?????????……?
[paiapasta ]100% jesus mano . so deus pode me jugar.
aprecie com moderação . so os + forte sobrevive ?
o sol nasceu para todos + sombra e pra quem pode.100 comentario , fui ki fui.????????????????????????????????
galera eu moro em são paulo no bairro da penha quem conhecer alguem q ´q um b boy e q quer ensinar eu quero aprender e quero ser um b boy
Mtu bacana o Post,sou raper tbm compositora e vocalista,to nu começo da carreira mais estou pegandu o jeitu, mais eu nao axei q bati rock com rap issu fikou dessandado eu sei lah… flantou alguma coisa pra fikr da hora… QUE DEUS ABENÇOE AH TODOS,FIKA NA PAZ FLW?!!?!
ai eu gostei da ideia e um bagulho muito serio esse meio rap da antiga e rap de hoje eles colocam uns contra os outros e vice verssa eu acho que tem espaço pra todos e todos deveriam]
se unir orap de qualidade pra mim e o que fala sobre os acontecimentos do catidiano mais nao tenho nada contra quem
gosta de fazer um som de boua e nois mano ta de parabens marcos abraçao…
um salve pros meus colega de malhação…
Aí
O Melhor Rapper
Do Brasil
Sempre Foi,
e Sempre Vai Se o
Cabal
PROHIPHOP C4
oi meu nome é daniele …meu sonho (ser cantora de rap)
um dia ainda vo realizar meu sonho eu componho tbm umas letrAS… EU AMO RAP SO LOKA POR RAP ,PRA MIN O RAP É A BATIDA PERFEITA .RAP É O SOM É O HINO QUE ME MANTEM VIVA
Eu gosto de rap so q so escuto rap americano
isso pode me dificulta a fazer um rap brasileiro?
PRa min o melhor rapper do brasil sempre vai ser mano brow
eai rapaziada to querendo arrumar essa musica o rap do brasileirinho. um trecho ,eu estou cantando na festa de um vizinho trago o cavaquinho o toque do brasileirinho. e mais ou menos isso alguem pode me dizer onde entrar. dj michel abrços!!!!!!!!!
Eu tb gostaria de saber o nome certo dessa musica amigao e quem canta, pois é muito dificil encontar essa musica
That’s an ienngoius way of thinking about it.
rgO9MR wubobzyemgnc
Vai estudar um pouco sobre rap, existiram outros que apanharam, e vc não pode falar tanta besteira, assim, o rap tem outra ramificações, pessoas que fizeram historias, na mesma epoca que esses manos, meu vai pesquizar, vou te dar uma dica, Mc Jorge, Mister Teo, Geração Rap, Black In The Hood, enfim parem de falar besteira, o Rap tb tem suas raizes, Só pra lembrar mais, Os Metralhas, Black Juniors, Catito, enfim tem muita gente boa da antiga, se não sabe não fale besteira.
http://www.4shared.com/audio/As1r4KSh/rap_do_brasileirinho.html
esse eo link de dowloader do rap do brasileirinho ……..valeu
Cara ! muito ObrigadoO!
Estava uma cara atrás desse SOM”
Tudo de bom! Abraços!
EU AMO O HIP HOP E REP …. EVANGELICO E CLARO
PELAS HISTORIAS QUE E UM EXEMPLO DE VIDAS
PARA MUITAS PESSOAS…….
MAS O ULTIMAMENTE O HIP HOP
COMO APC 16 – PROVERBIO X CAIU MUITO
E REP OU FANK OU MUSICA ELETRONICA
VC’S ESTÃO SEM CRIATIVIDADE EU AMO DEMAIS VC’S MAS
ESTÃO SEM GRAÇA FAZ UMA COISA NOVA USA A BATIDA
QUE A MUSICA MERECE SEJA VC’S QUE VC’S VÃO VER SE NAUM VAI MUDAR
FIQUE NA PAZ DE CRISTO AMO VC’S……..