A paixão por produtos Apple se firma nos detalhes

Até alguns meses atrás eu não entendia o motivo de haverem tantos MacManíacos no mundo, pessoas que gostavam de computadores que, em minha ignorante opinião, eram caixas-preta não customizáveis, caros, incompatíveis com outros computadores, sem suporte aos periféricos e programas mais modernos. Como eu era burro, Deus me perdoe.

Hoje, que tenho o incrível número de dois produtos Apple, entendo perfeitamente a paixão por produtos dessa marca: é nos detalhes que se constrói uma relação emocionante e inseparável (escrever isso no fim de um dia dos namorados é nerd ao extremo hein!)

Esse texto não pretende comparar os produtos Apple com outros, o objetivo é apenas mostrar a genialidade desta empresa ao projetar as coisas. O que você vai ler abaixo é uma opinião baseada em minha experiência pessoal, <sacástico>se quer um review imparcial vá para a imprensa especializada</sarcástico>.

Os produtos Apple já vêm carregados, isso te conquista logo de cara: não é igual celular, que eu preciso deixar 24 horas carregando? Posso mexer agora?.

Se você junta quaisquer produtos Apple, eles funcionam harmoniosamente, mouse bluetooth, ipod, monitores Cinema, outro iPod, mais um iPod… Pode ir juntando, eles não vão brigar.

A unidade visual é invejável, o controle remoto dos MacBooks tem os mesmos botões do iPod Shuffle, os iPods têm basicamente a mesma interface desde sempre, Mac OS X é sempre o mesmo, esteja ele em um G4 466 Mhz ou em um MacBook Pro novíssimo.


Apple Remote
Qualquer pessoa pega e usa, sem necessidade de manual, alguém aí já viu curso de Mac OS X Básico em escolas de informática? Curva de aprendizado é inexistente em alguns casos, como o do controle remoto do MacBook, que é idêntico ao iPod Shuffle, quem usa um usa o outro abobalhadamente: peraí, é igual?.

iPod Shuffle[bb]

iPod Shuffle 1 Gb

A nova geração de Shuffles é a sintetização da simplicidade: 5 botões e 2 switches que abrem um mundo novo aos seus ouvidos.

Se você armazena podcasts e músicas no aparelho, os podcasts não são tocados quando o aparelho estiver em modo aleatório, você não vai ouvir o rap francês do Enhancer e na sequência se deparar com a saudação dos bêbados do podcast Digg Nation. Podcasts só no modo sequencial.

Se você estava ouvindo um podcast de 50 minutos, e parou de ouvir no minuto 34:23, não importa se vc foi ouvir músicas no modo aleatório, desligou o aparelho ou deixou a bateria acabar, quando você voltar naquele podcast ele vai estar no mesmo ponto, 34:23, se quiser voltar ao início basta apertar pra trás, se, ao invés disso, quiser voltar só um pouco pra relembrar do que afinal eles estavam falando, segure pra trás.

O aparelho é tão pequeno que fica fácil sumir, né? Não. Ele tem um prendedor que não deixa o aparelinho cair do bolso ou se perder no carro de um amigo. O fone de ouvido usa plugue P2, comum, mesmo o aparelho sendo minúsculo eles não cometeram o pecado de usar um fone de ouvido com plugue que só a Apple fabrica, como fazem os espertíssimos fabricantes de aparelhos celulares.

MacBook[bb]

MacBooks

Já disse um colega de trabalho: esse é o estado da arte dos laptops. Como foi dito, ele já vem carregado, você abre e o bicho funciona, não precisa nem apertar o power. Na primeira execução ele pergunta qual deve ser o idioma do sistema operacional, nome, endereço, se já possui outro Mac do qual queira importar os dados… Após algumas perguntas ele está na sua frente, funcionando, sem instalação, sem correr atrás de CD de driver, sem digitar serial.

O wireless já vem ativado, se houver uma rede wi-fi disponível o sistema se atualiza sozinho, e você pode navegar na internet e configurar suas contas de e-mail, se quiser.

A câmera iSight que vem embutida nos modelos mais recentes é incrível, uma DVI melhor que qualquer webcam, e simplesmente funciona, assim como o microfone, não há nada para instalar. Se vc possui uma câmera digital, impressora ou qualquer outro periférico, basta plugar, plug n play levado à sério, com ênfase no play.

Meu celular Nokia 7610 é reconhecido e os dados são sincronizados automaticamente, via bluetooth, calendário e contatos iguais no celular e laptop, além disso, enviar e receber outros tipos de arquivos, como fotos e vídeos, é simples como mandar um SMS.

Os programas para manipulação de imagens, sons, videos, gerenciamento de milhares de fotos, chat com video conferência, tudo já vem com o sistema, e são programas bons, não é coisinha peba feita a 10 anos atrás.

Seu sobrinho está cruzando a sala, engarrancha o pé no fio do carregador e lá se vão 4, 6, 8 mil reais em queda livre, no décimo de segundo mais longo e caro da sua vida. Em MacBooks isso não existe, o carregador MagSafe é preso com imã, se alguém tropeçar ele despluga e o laptop fica imóvel sobre a mesa.

Por ser baseado em Darwin, um sistema OpenSource de núcleo BSD, o sistema operacional é estável feito uma rocha e a prova de virus como só um sistema Unix pode ser. Esqueça telas azuis, erros fatais, operações ilegais, e prepare-se pra deixar seu sistema sem restart por meses, até anos se necessário. Tenho uma amiga que desligou o MacBook dela 4 ou 5 vezes ao longo de 2 anos.

MacBook Black[bb]

O MacBook é discreto e bonito, é incrível como conseguem colocar tantas entradas e plugues em algo que parece um bloco preto sem orifícios ou cantos. Mais bonito que o hardware é o software, ações simples como, minimizar uma janela ou mudar o ambiente de trabalho (trocar de desktop), se tornam prazerosas. Não é excesso de frescura, já que você sempre pode retirar as pirotecnias e ficar só com o que te deixa mais produtivo.

É por essas e outras que eu entendo a paixão por Macs, iPods e outros produtos Apple, e fico me perguntando o que a turma do Jobs faz pra ser tão inspirada e competente. Hoje, após um ano de transição do PC pro Mac (começou com a instalação do OS X no meu Athlon) eu não me imagino usando outro computador.