A vida é uma série de tubos

Plagiando Ted Stevens, sintetizo mais uma das lições aprendidas depois que mudei pra São Paulo: A vida é uma série de tubos. Tudo depende de quem você conhece. A vida é repleta de favores, você pede favores, você atende favores.

Se você conhece uma pessoa que pode te indicar alguém da revista de economia, ponto! Tem um contato forte naquela empresa de hospedagem de sites? Consegue o telefone daquela diretor de marketing da empresa de comunicação? Se você não conhece ninguém, trate de conhecer, rápido.

Networking é o nome que os homens de negócios dão, e tecnicamente, pode ser de três níveis:

  1. Primeiro nível é o cara que trabalhou com você e você pode julgar o trabalho dele diretamente.
  2. Segundo nível é quem não trabalhou diretamente com você, mas trabalhou perto e você pode julgar o trabalho dele com certa dúvida.
  3. Terceiro nível é o cara que você só conhece e sequer pode julgar seu trabalho de alguma maneira.

É lógico que a classificação acima não é o único parâmetro de julgamento, existem pessoas com as quais eu nunca trabalhei e que posso assegurar que são bons profissionais. Aliás, aqui em São Paulo eu trabalhei com pouquíssima gente, mas conheço dezenas, e indicaria várias por conhecer seu trabalho através dos tubos da Internet.

Profissionalmente, o importante mesmo é conhecer gente, o maior número possível, nas mais diferentes áreas. Existem vários livros sobre isso, do cara que ficou anos viajando na classe executiva ao cara que nunca almoça sozinho. Eu nunca li nenhum desses livros, mas acho que vou querer ler o próximo que cair em minhas mãos.

Após reuniões e eventos coloque os contatos que você recebeu na sua agenda, envie e-mails comentando quem é você e como foi bom conhecer tal pessoa em tal ocasião, vai fazer o contato se lembrar de você na próxima ocasião em que você precisar dele.

Atenda pedidos sempre que possível, já diz a segunda[1] profissão mais antiga do mundo que “é dando que se recebe”. Se alguém te pede um favor que você pode antender, por que não ajudar? Além de um ato nobre, pode te render um favor valioso no futuro.

A maneira mais fácil de firmar relacionamentos com pessoas é ampliando o network delas. Apresente aquele jornalista estagiário pro seu conhecido diretor da revista, chame o blogueiro seu amigo pra um jantar com o programador-chefe que veio dos Estados Unidos para um evento. Você não gasta nada e faz com que as pessoas se conheçam.

Conheça pessoas e troque informações de contato, você nunca sabe quando vai precisar de um contato forte no mundo dos planos de saúde, nem que seja pra tirar seu nome da lista de potenciais clientes que devem receber ligações diárias =)

[1] a primeira profissão é a de vendedor, e quem não entendeu que leia a Bíblia, tá tudo no livro do Gênesis