Marco Gomes

Fundador da boo-box; Co-fundador do Mova Mais e Consigliere do Jovem Nerd. Empreendedor, cristão, viajante, marido, ciclista e nerd.

“Temos as mesmas capacidades, mas não as mesmas oportunidades”

Há quem defenda que a meritocracia já existe em nossa sociedade, mas eu discordo, considero que ela não existe pois não saímos todos das mesmas linhas de partida. O menino rico branco que estuda no colégio particular Dante Alighieri na região nobre de São Paulo tem muito mais oportunidades e acesso ao sucesso que uma menina pobre e negra que estudou na escola pública Theo Dutra na Brasilândia.

Clique aqui e continue lendo este texto.

Sobre as ciclovias em São Paulo, vamos desmistificar com dados o uso de bikes no Brasil?

Um pouco de pesquisa e estatística pode nos ajudar a discutir melhor sobre a implantação de ciclovias e ciclofaixas em São Paulo, para não corrermos o risco de sermos “contra tudo isso que está aí”, ao mesmo tempo que exigimos dos governos o devido planejamento e manutenção dos espaços públicos.

Capa: Vida Simples Especial: De Bike é Mais Gostoso

Estamos no meio de uma discussão (muito importante, em minha opinião) sobre a implantação de ciclovias e ciclofaixas em São Paulo. Eu, pessoalmente, gostaria que não houvessem ciclovias, prefiro que os espaços sejam compartilhados entre carros, bicicletas, motocicletas, ônibus, carroças etc; mas entendo que a segregação, às vezes, é necessária como medida de segurança e também para melhorar o tráfego das pessoas.

Mas entre a miríade de opiniões de todo tipo sobre as ciclofaixas em São Paulo, vemos muitas críticas desesperadas, vindas principalmente de gente que é “contra tudo isso que está aí” ou “contra o PT seja lá qual for o contexto”. A maior parte dessas críticas pode ser facilmente rebatida com um mínimo de estatística.

Clique aqui e continue lendo este texto.

Deixa eu te falar uma coisa sobre os evangélicos…

Existem evangélicos que aceitam o casamento gay, evolução das espécies, vida extraterrestre, aborto, uso de drogas? Leia este texto e você vai se surpreender :)

Flying Spaghetti Monster

Eu sou evangélico desde os 8 anos de idade, me converti antes dos meus pais. Meus avós são evangélicos desde que nasci, mas houve um gap de gerações e meus pais não tinham religião até eu fazer 12 anos de idade. Se você quiser saber por que me converti, a história pode ser lida aqui.

Sendo orgulhosamente evangélico por escolha e iniciativa próprias há 20 anos, já sofri muitos preconceitos, quero tentar esclarecer aos não evangélicos alguns conceitos sobre os praticantes desta religião que é amplamente exposta na mídia mas, paradoxalmente, é desconhecida da maior parte dos brasileiros.

Clique aqui e continue lendo este texto.

Empreendedor, colabore com seus pares! Faça negócios com startups brasileiras e fortaleça o mercado :)

De cada 10 empresas abertas no Brasil, 6 fecham as portas até o quinto ano de existência. Precisamos criar um ambiente de colaboração entre os empreendedores para elevar nossa taxa de sucesso e crescermos como ecossistema.

Clique aqui e continue lendo este texto.

Como usar o Raspberry Pi para ver filmes e séries em pt-BR na sua TV, com download automático de lançamentos em Full HD!

Neste tutorial ensino como criar um media center residencial com Raspberry Pi (US$ 60) que pode ser controlado pelo controle remoto da sua Smart TV. O media center é silencioso, exibe filmes e séries de TV em Full HD, baixa lançamentos assim que disponíveis com legendas em Português do Brasil, organiza os arquivos automaticamente e pode até avisar no seu smartphone quando lançamentos estiverem prontos para você ver em casa. É o open source a serviço da vida no futuro :)

Clique aqui e continue lendo este texto.

Mudanças no Facebook trazem onda de crescimento para os blogs

Por Marco Gomes
Artigo publicado no Meio&Mensagem de 2014-06-09.

boo-box no Meio&Mensagem de 2014 06 09

Há algum tempo que o Facebook faz mudanças políticas para aumentar a rentabilidade da rede social, diminuindo cada vez mais o alcance orgânico das Fanpages. Nas últimas semanas, publishers e donos de páginas na rede perceberam uma grande queda no alcance de seus posts. Isso porque foi anunciado que o Facebook iria tomar algumas medidas para diminuir a ação de spammers de conteúdo. E foi o que aconteceu: segundo estimativas independentes, as publicações orgânicas alcançam, agora, apenas 1% do público total das páginas, e as mais afetadas são as fanpages de marcas e conteúdo.

Clique aqui e continue lendo este texto.

ATUALIZADO: Wallpapr, meu primeiro produto para a Web, vai continuar funcionando!

O Wallpapr foi meu primeiro projeto de serviço p/ a Web, o primeiro “não-website” que criei e programei em uma madrugada, em 2006. O produto busca imagens do Flickr que você pode usar como Papel de Parede p/ seu desktop ou dispositivo móvel. Graças a mudanças na API do Flickr ele iria deixar de funcionar em 27 de junho de 2014, mas a atualização é tão simples que eu fiz em poucos segundos, o produto vai continuar funcionando.

Wallpapr buscando por "Beauty" no Flickr
Criar este produto foi um passo muito importante da minha carreira. O respeitado Lifehacker fez um post exclusivo sobre ele, além disso, recebi mais de uma centena de citações ao redor do mundo, com posts em árabe, japonês, alemão, russo, italiano, inglês e até idiomas que eu desconheço.

Clique aqui e continue lendo este texto.

#140mba, vídeos curtos sobre empreendedorismo em startup. Meu novo projeto de conteúdo

Canal #140mba no Android

O que significam as cláusulas Put Option e Marlim do contrato da Petrobras com a Astra Oil? Como manter um novo executivo na empresa? O que significa tamanho de mercado? Qual a diferença entre tamanho de mercado e mercado endereçável? Como funciona a gestão e o controle de uma empresa com sócios e investidores? Respondo em meu novo projeto: #140mba.

Em setembro de 2013 publiquei uma série de tweets com a tag #140mba, onde passava conceitos de empreendedorismo em 140 caracteres. Logo depois, criei um tumblr, mas o formato texto não estava gerando o engajamento que eu desejava para este tipo de conteúdo. Há algumas semanas criei o canal #140mba no YouTube e tenho publicado vídeos sobre empreendedorismo em startups. Já gravei 11 episódios com aproximadamente 5 minutos cada, toda segunda-feira e quinta-feira às 10 horas da manhã. O nome MBA é uma piada, deal with it.

Clique aqui e continue lendo este texto.