Marco Gomes

Fundador da boo-box; Co-fundador do Mova Mais e Consigliere do Jovem Nerd. Empreendedor, cristão, viajante, marido, ciclista e nerd.

Contrariando as Estatísticas, minha palestra no #TEDx

Estatísticas são um retrovisor, não são um trilho.

A taxa de mortalidade de adolescentes por homicídio no DF é 6 vezes maior que nos EUA; 62% das empresas paulistas morre antes dos 5 anos de existência; e a idade média do fundador de empresas em São Paulo é de 37 anos. Pode um jovem nascido na periferia do DF contrariar as estatísticas, fundar uma empresa premiada internacionalmente por sua inovação, e ser reconhecido por ONU, Forbes e WTN como um dos melhores profissionais de tecnologias de marketing do mundo?

Clique abaixo e veja minha apresentação feita no #TEDx Universidade de Brasília, em 21 de março de 2015.

Empreendedor, você sabe a diferença entre Common Stock e Preferred Stock?

Já pensou se você vende sua empresa por dezenas de MILHÕES™ e sai sem 1 centavo no bolso? Pode acontecer, veja o meu novo vídeo do #140mba e entenda este cenário:

Clique aqui e continue lendo este texto.

Startups pela Neutralidade da Rede

A Associação Brasileira de Startups está engajada em manter a neutralidade de rede na internet brasileira. Entenda porque a neutralidade é importante para a inovação e o empreendedorismo.

Logo do Marco Civil da Internet

From: Associação Brasileira de Startups
Subject: Startups pela Neutralidade da Rede
Date: 27 de março de 2015 16:23:06 BRT

O futuro da internet como nós conhecemos está em risco. Depois de aprovado o marco civil (Lei 12.965), os detalhes da lei estão em consulta pública. Uma das possibilidades é que a regra permita uma “priorização paga” da internet – criando portanto uma ‘via expressa’ para empresas que podem pagar e uma ‘via lenta’ para todo o resto.

Clique aqui e continue lendo este texto.

Por que fazemos o que fazemos? Ou: Qual o valor social do nosso trabalho?

É sempre bom quando um beneficiado pelo nosso trabalho nos lembra do porque fazemos o que fazemos.

Clique aqui e continue lendo este texto.

Conheça um smart device que promete melhorar sua saúde bucal

Conheça a Oral-B Professional Care Triumph 5000, uma escova-gadget, com monitor wireless, que leva nossa higiene bucal cotidiana a um novo nível de perfeição e monitoramento.

Oral-B Professional Care Triumph 5000 e seus acessórios

Nos anos 1970 os computadores deixaram de ocupar grandes salas e vieram para nossas mesas, nos anos 1990 eles saíram de nossas mesas e passaram a caber nas mochilas, nos anos 2000 eles saíram das mochilas e vieram para nossos bolsos, agora eles estão saindo dos bolsos e se espalhando por todos os lugares. Pulseiras, TVs, lâmpadas, termostatos, painéis de carro, bicicletas, geladeiras e muitos outros objetos se tornaram inteligentes. É a chamada computação ubíqua, com computadores presentes em praticamente qualquer objeto que usamos frequentemente, normalmente chamados de “smart devices”.

Clique aqui e continue lendo este texto.

“Temos as mesmas capacidades, mas não as mesmas oportunidades”

Há quem defenda que a meritocracia já existe em nossa sociedade, mas eu discordo, considero que ela não existe pois não saímos todos das mesmas linhas de partida. O menino rico branco que estuda no colégio particular Dante Alighieri na região nobre de São Paulo tem muito mais oportunidades e acesso ao sucesso que uma menina pobre e negra que estudou na escola pública Theo Dutra na Brasilândia.

Clique aqui e continue lendo este texto.

Sobre as ciclovias em São Paulo, vamos desmistificar com dados o uso de bikes no Brasil?

Um pouco de pesquisa e estatística pode nos ajudar a discutir melhor sobre a implantação de ciclovias e ciclofaixas em São Paulo, para não corrermos o risco de sermos “contra tudo isso que está aí”, ao mesmo tempo que exigimos dos governos o devido planejamento e manutenção dos espaços públicos.

Capa: Vida Simples Especial: De Bike é Mais Gostoso

Estamos no meio de uma discussão (muito importante, em minha opinião) sobre a implantação de ciclovias e ciclofaixas em São Paulo. Eu, pessoalmente, gostaria que não houvessem ciclovias, prefiro que os espaços sejam compartilhados entre carros, bicicletas, motocicletas, ônibus, carroças etc; mas entendo que a segregação, às vezes, é necessária como medida de segurança e também para melhorar o tráfego das pessoas.

Mas entre a miríade de opiniões de todo tipo sobre as ciclofaixas em São Paulo, vemos muitas críticas desesperadas, vindas principalmente de gente que é “contra tudo isso que está aí” ou “contra o PT seja lá qual for o contexto”. A maior parte dessas críticas pode ser facilmente rebatida com um mínimo de estatística.

Clique aqui e continue lendo este texto.

Deixa eu te falar uma coisa sobre os evangélicos…

Existem evangélicos que aceitam o casamento gay, evolução das espécies, vida extraterrestre, aborto, uso de drogas? Leia este texto e você vai se surpreender :)

Flying Spaghetti Monster

Eu sou evangélico desde os 8 anos de idade, me converti antes dos meus pais. Meus avós são evangélicos desde que nasci, mas houve um gap de gerações e meus pais não tinham religião até eu fazer 12 anos de idade. Se você quiser saber por que me converti, a história pode ser lida aqui.

Sendo orgulhosamente evangélico por escolha e iniciativa próprias há 20 anos, já sofri muitos preconceitos, quero tentar esclarecer aos não evangélicos alguns conceitos sobre os praticantes desta religião que é amplamente exposta na mídia mas, paradoxalmente, é desconhecida da maior parte dos brasileiros.

Clique aqui e continue lendo este texto.