Marco Gomes

Fundador da boo-box; Co-fundador do Mova+ e Consigliere do Jovem Nerd. Empreendedor dedicado, cristão aprendiz, ciclista cotidiano e nerd.

Common Stock vs Preferred Stock e a importância disso para quem trabalha com startups

Moedas douradas sobre o solo com planta jovem crescendo sobre elas. Conceito de crescimento de dinheiro.

Caso uma empresa seja vendida por valor inferior ao que foi estimado pelos sócios, os sócios-investidores têm preferência sobre a divisão do dinheiro. Em alguns casos, empreendedores e funcionários com direito a ações podem sair da negociação de bolsos vazios.

Clique aqui e continue lendo este texto.

O lobby das telecoms está usando a palavra “Liberdade” para sequestrar a nossa Internet

Homem fazendo sinal de "calado" com nota de 1 dólar sobre a boca

Empresas de telecom querem colocar “liberdade de modelos de negócios” no Projeto de Lei do #marcocivil, ameaçando a neutralidade da redetransformando nossa Internet em uma TV a cabo, onde acessar o YouTube seria mais caro que mandar e-mail.

Com a “liberdade de modelos de negócios” e sem a neutralidade de rede, poderemos ter o seguinte cenário: para assinar o pacote “internet com email e nosso portal com conteúdo de educação exclusivo para seus filhos” você paga R$19,90/mês; para ter “internet completa com pacote youtube” você paga R$199/mês.

Clique aqui e continue lendo este texto.

A nossa ~zoeira~ e trollagem podem prejudicar carreiras promissoras

Um troll verde usando um computador

Protegidos pela frieza das telas e redes sociais, temos descarregado nossas frustrações pessoais ao fazer críticas, partindo para a agressão pessoal nas argumentações e comprometendo a motivação de bons profissionais.

Clique aqui e continue lendo este texto.

3 maneiras práticas que o Bitcoin poderá melhorar sua vida

Bitcoin em transferências internacionais

O Bitcoin e as criptomoedas são uma solução genial e super elegante para um problema computacional clássico. Mas como esta nova tecnologia poderá ser usada na prática em nosso dia-a-dia?

Todos os casos abaixo são hipóteses, precisamos de tempo, maior adoção das criptomoedas e desenvolvimento de software antes de poder, efetivamente, aplicar estas soluções em nosso dia-a-dia.

Clique aqui e continue lendo este texto.

Luiz Felipe Pondé erra de maneira grosseira em artigo sobre bikes, carros e mobilidade urbana

Luiz Felipe Pondé com as mãos para cima em gesto esquisito

Eu já escrevi aqui que sou pró-bike, mas não sou anti-carro, pelo contrário; e que uma coisa não implica na outra. O objetivo é a convivência pacífica nas vias, com paciência e respeito de todos os lados. Mas às vezes surgem argumentos difíceis de aguentar.

Clique aqui e continue lendo este texto.

Mova+, meu novo projeto, o programa de benefícios para quem faz exercícios físicos

Criado pelo empreendedor Marco Gomes, o serviço incentivará usuários a se exercitarem em troca de pontos em programas de fidelidade, que podem ser usados na compra de viagens, produtos e outros benefícios.

Mova+ logo grande Clique aqui e continue lendo este texto.

Como declarar Bitcoin no Imposto de Renda, um parecer jurídico

shutterstock_128702168

Após minha participação no NerdCast 393, Ouro, Diamantes e Bitcoins, o advogado Silvio Vinhal, da Sousa Neto Advogados, me enviou proativamente um parecer jurídico sobre a declaração do investimento em Bitcoins para o IRPF. Segue abaixo o documento que recebi.


Caro Sr. Marco, boa tarde!

Considerando que seu intuito é redigir um post relacionado com a tributação do ganho de capital de alienação do ativo “bitcoin”, decidi me dedicar a fazer um estudo mais aprofundado sobre a matéria com certa justificação.

Clique aqui e continue lendo este texto.

Ciclistas, vamos usar câmeras de bordo para educar e denunciar?

Clarkson, apresentador do programa Top Gear da BBC, mostra camiseta: Motoristas: Obrigado por me deixar usar suas estradas.

Muitos acham que é assim: Motoristas: Obrigado por me deixar usar suas ruas.

Estou usando uma câmera de bordo na bicicleta para registrar o que acontece nos trajetos que faço, esta semana fui atacado 2 vezes por pessoas que aparentemente não aceitam a presença do ciclista no asfalto, devem achar que a rua pertence exclusivamente aos motoristas.

Clique aqui e continue lendo este texto.