Marco Gomes

Fundador da boo-box; Co-fundador do Mova Mais e Consigliere do Jovem Nerd. Empreendedor, cristão, viajante, marido, ciclista e nerd.

Deixa eu te falar uma coisa sobre os evangélicos…

Existem evangélicos que aceitam o casamento gay, evolução das espécies, vida extraterrestre, aborto, uso de drogas? Leia este texto e você vai se surpreender :)

Flying Spaghetti Monster

Eu sou evangélico desde os 8 anos de idade, me converti antes dos meus pais. Meus avós são evangélicos desde que nasci, mas houve um gap de gerações e meus pais não tinham religião até eu fazer 12 anos de idade. Se você quiser saber por que me converti, a história pode ser lida aqui.

Sendo orgulhosamente evangélico por escolha e iniciativa próprias há 20 anos, já sofri muitos preconceitos, quero tentar esclarecer aos não evangélicos alguns conceitos sobre os praticantes desta religião que é amplamente exposta na mídia mas, paradoxalmente, é desconhecida da maior parte dos brasileiros.

Clique aqui e continue lendo este texto.

Fã de Netflix ou Popcorn Time? Com um Raspberry Pi você faz streaming grátis de séries e filmes em HD para sua TV, inclusive lançamentos!

Transforme seu Raspberry Pi em uma caixinha de streaming similar ao Netflix, mas com os últimos lançamentos sempre disponíveis! Se você gosta do Popcorn Time, é parecido, mas o RPi vai ficar plugado constantemente na sua TV, não exige uso de computador ou cabos e pode ser controlado com o controle remoto da TV :)

Tela do add-on Stream, de brysonreece

Stream no Raspberry Pi exibindo um dos filmes disponíveis para streaming imediato, sem necessidade de aguardar o download completo do arquivo.

Recentemente eu fiz um tutorial para configuração do Raspberry Pi como um Media Center que faz download automático dos lançamentos usando SickRage, CouchPotato e Transmission, e organiza tudo no HD do media center. O problema é que estes softwares ainda estão em fase beta e, constantemente, param de funcionar sem qualquer explicação.

Para quem prefere um setup mais plug & play, é possível transformar seu Raspberry Pi em uma caixinha de streaming, bastante parecida com a experiência de uso do Netflix ou Popcorn Time, mas com várias vantagens significativas. Para isso vamos instalar o add-on Stream no nosso RPi. Não é necessário saber programação nem lidar com linhas de comandou ou terminais, é realmente muito simples.

Clique aqui e continue lendo este texto.

Empreendedor, colabore com seus pares! Faça negócios com startups brasileiras e fortaleça o mercado :)

De cada 10 empresas abertas no Brasil, 6 fecham as portas até o quinto ano de existência. Precisamos criar um ambiente de colaboração entre os empreendedores para elevar nossa taxa de sucesso e crescermos como ecossistema.

Clique aqui e continue lendo este texto.

Como usar o Raspberry Pi para ver filmes e séries em pt-BR na sua TV, com download automático de lançamentos em Full HD!

Neste tutorial ensino como criar um media center residencial com Raspberry Pi (US$ 60) que pode ser controlado pelo controle remoto da sua Smart TV. O media center é silencioso, exibe filmes e séries de TV em Full HD, baixa lançamentos assim que disponíveis com legendas em Português do Brasil, organiza os arquivos automaticamente e pode até avisar no seu smartphone quando lançamentos estiverem prontos para você ver em casa. É o open source a serviço da vida no futuro :)

Clique aqui e continue lendo este texto.

Mudanças no Facebook trazem onda de crescimento para os blogs

Por Marco Gomes
Artigo publicado no Meio&Mensagem de 2014-06-09.

boo-box no Meio&Mensagem de 2014 06 09

Há algum tempo que o Facebook faz mudanças políticas para aumentar a rentabilidade da rede social, diminuindo cada vez mais o alcance orgânico das Fanpages. Nas últimas semanas, publishers e donos de páginas na rede perceberam uma grande queda no alcance de seus posts. Isso porque foi anunciado que o Facebook iria tomar algumas medidas para diminuir a ação de spammers de conteúdo. E foi o que aconteceu: segundo estimativas independentes, as publicações orgânicas alcançam, agora, apenas 1% do público total das páginas, e as mais afetadas são as fanpages de marcas e conteúdo.

Clique aqui e continue lendo este texto.

ATUALIZADO: Wallpapr, meu primeiro produto para a Web, vai continuar funcionando!

O Wallpapr foi meu primeiro projeto de serviço p/ a Web, o primeiro “não-website” que criei e programei em uma madrugada, em 2006. O produto busca imagens do Flickr que você pode usar como Papel de Parede p/ seu desktop ou dispositivo móvel. Graças a mudanças na API do Flickr ele iria deixar de funcionar em 27 de junho de 2014, mas a atualização é tão simples que eu fiz em poucos segundos, o produto vai continuar funcionando.

Wallpapr buscando por "Beauty" no Flickr
Criar este produto foi um passo muito importante da minha carreira. O respeitado Lifehacker fez um post exclusivo sobre ele, além disso, recebi mais de uma centena de citações ao redor do mundo, com posts em árabe, japonês, alemão, russo, italiano, inglês e até idiomas que eu desconheço.

Clique aqui e continue lendo este texto.

#140mba, vídeos curtos sobre empreendedorismo em startup. Meu novo projeto de conteúdo

Canal #140mba no Android

O que significam as cláusulas Put Option e Marlim do contrato da Petrobras com a Astra Oil? Como manter um novo executivo na empresa? O que significa tamanho de mercado? Qual a diferença entre tamanho de mercado e mercado endereçável? Como funciona a gestão e o controle de uma empresa com sócios e investidores? Respondo em meu novo projeto: #140mba.

Em setembro de 2013 publiquei uma série de tweets com a tag #140mba, onde passava conceitos de empreendedorismo em 140 caracteres. Logo depois, criei um tumblr, mas o formato texto não estava gerando o engajamento que eu desejava para este tipo de conteúdo. Há algumas semanas criei o canal #140mba no YouTube e tenho publicado vídeos sobre empreendedorismo em startups. Já gravei 11 episódios com aproximadamente 5 minutos cada, toda segunda-feira e quinta-feira às 10 horas da manhã. O nome MBA é uma piada, deal with it.

Clique aqui e continue lendo este texto.

Common Stock vs Preferred Stock e a importância disso para quem trabalha com startups

Moedas douradas sobre o solo com planta jovem crescendo sobre elas. Conceito de crescimento de dinheiro.

Caso uma empresa seja vendida por valor inferior ao que foi estimado pelos sócios, os sócios-investidores têm preferência sobre a divisão do dinheiro. Em alguns casos, empreendedores e funcionários com direito a ações podem sair da negociação de bolsos vazios.

Clique aqui e continue lendo este texto.