Marco Gomes

Geek, imigrante, nerd, periférico, biker. Founder da boo-box (vendida) e do Heartbit. Consigliere do JovemNerd.

Gestão Doria-Covas em São Paulo dificultando a operação de startups de mobilidade? Quem pariu Mateus que o embale

João Doria Jr. e seu pupilo Bruno Covas nunca foram Liberais agindo a favor da inovação e do empreendedor de startups. O entusiasta de empreendedorismo que os elegeu ignorou evidências, e se comportou como gado, num antipetismo irracional.

Clique aqui e continue lendo este texto.

“Calma, filho, você é inteligente. Um dia vai poder comprar tudo o que quiser” #diadasmaes

_ Filho, por que você está triste?
_ Nada não, mãe.
_ Eu te conheço, fala?
_ Um cara na UnB (Universidade de Brasília), fez 18 anos agora em março, mora lá perto, ganhou um Celta. Por que ele pode ter um carro zero para dirigir feito um idiota – canta pneu de 1ª e de 2ª, faz curva rápido demais, dirige acima da velocidade –, enquanto eu fico quatro horas por dia em um ônibus, chego em casa meia-noite, saio às 6 da manhã e tenho que dormir em um assento de sofá?!
_ Calma, filho, você é inteligente, um dia vai poder comprar tudo o que quiser.

Clique aqui e continue lendo este texto.

Filmes e séries na sua TV, com download grátis de lançamentos? Em 2019 ficou mais fácil fazer um media center com Raspberry Pi

Como usar um RPi (US$ 45) para ver lançamentos de filmes e séries em full HD direto na sua TV, tudo automático e com legendas em português. Tutorial para 2019.

O media center exibe filmes e séries de TV em full HD (1080p); funciona com o controle remoto da sua smart TV; é silencioso; baixa lançamentos assim que disponíveis com legendas em português do Brasil; organiza os arquivos automaticamente; e pode até avisar no seu smartphone quando os vídeos estiverem prontos para você ver em casa.

Não é preciso saber programar para configurar este dispositivo, pois o Thoradia Addons facilitou muito o processo todo. É o software open source a serviço da vida no futuro :)

Clique aqui e continue lendo este texto.

Samba, bossa nova, rock e maconha legalizada. Respondendo uma pergunta sobre apropriação cultural

Olá,

Sou M. E. , 22 anos, estudante de engenharia civil.

Tenho visto ultimamente nas redes sociais (principalmente twitter) uma grande discussão sobre apropriação cultural. Eu particularmente pouco entendo desse conceito e temo estar de alguma forma denegrindo alguma cultura por mera ignorância. Na faculdade há bastante discussão sobre o assunto, mas raramente se chega a conclusões racionais sobre o assunto.

Clique aqui e continue lendo este texto.

Cresci na periferia, mas um privilégio me catapultou para fora da pobreza

Avaliando minha trajetória pessoal e profissional, percebo como o suporte emocional familiar e a autoconfiança foram cruciais para eu iniciar uma startup sem ter dinheiro e encarar mercados dos quais eu pouco sabia; atitudes impensáveis para um moleque da periferia.

Marco Gomes, com pouco mais de 1 ano, dá tchau para alguém. Ele está sentado num elefante de fibra, num carrossel de parque de diversões.
“Tchau, gente!”

Quem me acompanha nas redes sociais frequentemente vê as histórias que conto sobre como foi crescer pobre e na periferia. Em diferentes fases da minha infância e adolescência eu: morei em barraco de pau com esgoto correndo no beco atrás de casa; colecionei cápsulas de munição encontradas na vizinhança; perdi conhecidos e familiares vitimados pela guerra às drogas; apanhei da polícia várias vezes em abordagens desnecessariamente violentas; deixei de almoçar para economizar dinheiro; entre outros relatos comuns à tantas pessoas vindas das camadas mais pobres da sociedade.

Clique aqui e continue lendo este texto.

Defesa pessoal digital: os melhores apps e recursos de segurança para a pessoa comum que usa Windows, macOS, iOS ou Android

Os seus dados têm valor monetário, o comprometimento de suas informações pessoais pode te gerar prejuízo financeiro, além de possibilitar a análise e manipulação do seu comportamento social e de consumo.

Se você não é um especialista em cybersegurança, eu preparei esta lista com os principais softwares e recursos de segurança, grátis e pagos, atualmente recomendados para o cidadão comum ter mais proteção na internet sem comprometer sua produtividade.

Ilustração de um cadeado rodeado por dispositivos eletrônicos e desenhos de serviços online

O foco aqui é manter a lista simples, sem grandes dificuldades técnicas nem impeditivos de uso dos recursos de tecnologia. Se você tem dúvida sobre algum dos recursos, recomendo que faça buscas no DuckDuckGo pelo termo, descobrindo assim se cada item se aplica para seu dia-a-dia. Clique aqui e continue lendo este texto.

eu sou fruto de políticas assistenciais para quem tem menos, e nós não somos vagabundos

vê o cara com a garrafa de coca-cola na mão? tinha bolsa de aluno carente na universidade de brasília (federal), para poder jantar por R$1. muitas vezes era a única refeição do dia, e mal nutrido, tinha que estudar cálculo, lógica, psicologia, pedagogia.

eu sou fruto de políticas assistenciais para quem tem menos

Marco Gomes com 2 amigos numa festa de quinta. Garrafa de Coca-Cola na mão.

“Festa de Quintal”, Gama, DF, circa 2004.

Publicado inicialmente como thread no twitter, e disponível como artigo no LinkedIn.

é triste quando a pessoa que teve comida; casa com tinta na parede, cerâmica no chão; escola com aulas constantes; atividades extra-curriculares; nunca sofreu assaltos; nunca tomou porrada da PM; vem falar que bolsas são desnecessárias, que todo mundo consegue se quiser.

Clique aqui e continue lendo este texto.

#elenao: 7 motivos pragmáticos, morais e éticos para não apoiar Jair Bolsonaro nas #eleicoes2018

#elenao

  1. em décadas de carreira profissional, não demonstrou capacidade de ser um excelente administrador público, nem privado.
  2. não foi um funcionário público produtivo nem altamente efetivo, mesmo com 30 anos de carreira.
  3. nos últimos anos adotou um discurso liberal de conveniência, mas nunca moveu 1 alfinete pelo aumento da competitividade no mercado brasileiro, nunca aprovou 1 projeto em favor do pequeno e médio empresário. Clique aqui e continue lendo este texto.